A “Coletiva de Artes Plásticas” realizada anualmente pelo Museu Casa de Portinari, há décadas, figura entre as prin­cipais ações da instituição pelo entendimento que a preser­vação da memória e do legado do pintor passa também e necessariamente pelo compromisso com o fazer artístico.

Reunir, numa verdadeira celebração, e abrir espaço aos ar­tistas em seus múltiplos olhares e propostas estéticas plurais, que enriquecem o público, é um dos caminhos que permitem que o museu cumpra o seu importante propósito de fomentar a produção e difusão das artes plásticas em consonância a sua missão.

Como uma festa, um encontro da arte, de artistas e de público, propõe-se, ainda, a prestigiar e ser um canal legíti­mo e democrático de abertura aos artistas e ao talento, com o benefício também estendido ao público, em um formato compreendido como estratégico pelo Museu Casa de Porti­nari, a exposição abre suas portas e dialoga com todo artista interessado em apresentar a sua produção, independentemen­te de classificações ou categorizações estilísticas e plásticas, ampliando a fruição e apreciação de diferentes conteúdos e formas de expressão presentes aqui, acolá, em todo lugar… a arte não tem fronteiras, tampouco barreiras físicas ou de qualquer natureza!

Presta-se uma homenagem a Candido Portinari e muitos artistas, que juntos tornam a arte, o generoso e corajoso ofício de criar mais forte, legítimo e reconhecido.

Busca-se com isso que um artista esteja em exposição, a sua obra visível ao público de forma direta, sem uma escolha anterior e apresentação apenas de obras selecionadas, a exem­plo do que ocorre em muitos salões de arte.

Tem como fio condutor o entendimento e a valorização da arte como fator de conhecimento e desenvolvimento pessoal e coletivo, podendo, assim, ser entendida como ponte legíti­ma ao pleno exercício da cidadania e aos direitos humanos universais.

Nesse espírito, o Museu Casa de Portinari apresenta a Ex­posição Coletiva de Artes Plásticas durante a 44ª Semana de Portinari, que acontecerá entre 10 e 25 de agosto. Além disso, agradece aos artistas participantes, a todos que contribuíram para a sua realização e aos visitantes.