27 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 18:24
Jornal Tribuna Ribeirão
ACERVO CASA DO VOVÔ/DIVULGAÇÃO
Início » Casa do Vovô terá contação de histórias
Cultura

Casa do Vovô terá contação de histórias

A Associação Griots, em parceria com a Casa do Vovô de Ribeirão Preto, realizará nes­te sábado, 11 de julho, uma live de contação de histórias para os idosos que residem na institui­ção. A ação será totalmente onli­ne e contará com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Há cerca de três meses, o surgimento do novo corona­vírus forçou o isolamento da população, especialmente dos idosos, público mais vulnerá­vel à ação do vírus. Seguindo as normas, a Casa do Vovô de Ribeirão Preto precisou sus­pender, como medida de pre­venção, a visitação de amigos, voluntários e familiares dos 85 idosos que moram no local.

A fim de diminuir a sauda­de de entes queridos e comba­ter o sentimento de solidão, a instituição tem adotado alter­nativas que usam a tecnologia para aproximar os idosos de outras pessoas. Para o gestor da Casa do Vovô, José Alex­sandro Costa Rodrigues, as ações que promovem algum tipo de interação apresentam excelentes resultados na qua­lidade de vida dos moradores.

“O uso de tecnologias para promover a aproximação tem tido um grande impacto den­tro da instituição, pois é uma forma de demonstrar à eles que não estão sozinhos, que vamos conseguir vencer essa pandemia e acaba sendo uma demonstração de carinho tam­bém. Por meio dessas ações, eles estão se sentindo mais acolhidos e, com isso, estamos conseguin­do superar o impacto negativo causado pelo isolamento”.

Ele também explica que, além de oferecer uma oportu­nidade de interação social, as lives também levam cultura para dentro da instituição, promo­vendo ainda mais o bem-estar dos idosos atendidos pela Casa do Vovô: “A cultura acolhe, for­talece e restaura a qualidade de vida do idoso”, finaliza.

A ação faz parte de uma grande causa abraçada pelo grupo CPFL Energia, por meio do Instituto CPFL, reunindo atividades em prol da saúde pú­blica que fazem parte do proje­to CPFL nos Hospitais. Para a live, com duração aproximada de 40 minutos, oito voluntários da Associação Griots farão um revezamento para a contação de histórias com temáticas diversas, percorrendo charadas ao estilo “o que é, o que é”, histórias para pensar, além dos tradicionais contos de fadas.

A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo Fa­cebook da Associação Griots, no sábado (11), a partir das 14h30. A “Casa do Vovô”, é uma associação civil de direi­to privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeter­minado, constituída em 05 de setembro de 1973 na cidade de Ribeirão Preto.

Há 46 anos, a Casa do Vovô presta serviço de proteção social de alta complexidade para ido­sos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, in­dependentes e/ou com diversos graus de dependência (Grau I, II, III), que não dispõem de con­dições de permanecer com a fa­mília, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragili­zados ou rompidos e provenien­tes do município de Ribeirão Preto e região.

A Associação Griots
Os Contadores de História é uma instituição sem fins lu­crativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histó­rias em hospitais na Região Me­tropolitana de Campinas desde 2003. Através da literatura e da arte de contar histórias, colabo­ra para a humanização do am­biente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças, seus familiares e a equipe de profissionais envolvi­dos no tratamento médico. Os voluntários também fazem vi­sitas regulares a lares de idosos, proporcionando momentos de lazer, com carinho, cuidado e respeito às suas memórias e his­tórias de vida.

Mais notícias