Católicos celebram padroeiro da cidade

0
103
ALFREDO RISK

Ribeirão Preto comemo­ra nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia de São Se­bastião, padroeiro da cidade – a Igreja Católica promove novenas diárias desde o dia 11 e até este domingo (19), com quermesse e orações. A celebração prossegue neste fi­nal de semana. Neste sábado (18), haverá missa às 18 horas na Catedral Metropolitana, e amanhã será às 19 horas.

A quermesse terá início às 18 horas nos dois dias que antecedem o dia do santo, na alameda central da Praça das Bandeiras, em frente à Cate­dral de São Sebastião, entre as ruas Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense. Às 20 horas deste sábado, será di­vulgado o resultado da rifa do Fiat Mobi 2019 – zero qui­lômetro. O bilhete custa R$ 2 e o dinheiro arrecadado será usado nas obras de reforma e restauração do prédio da igreja, com custo total esti­mado em R$ 3 milhões.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3625-0007 ou na secretaria da igreja. Na segunda-feira, no Dia do Padroeiro, serão duas missas na Catedral Me­tropolitana, ao meio-dia e às 19 horas – esta campal, que tradicionalmente é celebrada por dom Moacir Silva, arce­bispo metropolitano, seguida da tradicional procissão pelas ruas da região central com o andor do santo.

A celebração na área de atuação da Arquidiocese de Ribeirão Preto prevê festas também em Sertãozinho, Ba­tatais, Jardinópolis e Cajuru. Na Paróquia de São Sebas­tião, localizada na rua Heron Domingues nº 820, no Par­que São Sebastião, na Zona Leste, também terá festa em louvor ao santo padroeiro, com missas às 18 horas, tanto neste sábado, quanto no do­mingo, seguidas de quermes­se – a partir das sete da noite. Na segunda-feira a celebra­ção será às 8h30.

As quermesses na Igreja Matriz e na paróquia têm bar­racas com cachorro-quente, doces, bebidas, pastel, lanche de pernil, espetinhos, milho e outros produtos. Em reu­nião com o padre Francisco Zanardo Moussa, o Padre Chico, da Catedral Metropo­litana de Ribeirão Preto, em dezembro de 2017, o prefei­to Duarte Nogueira Júnior (PSDB) confirmou que o fe­riado do Dia de São Sebastião seria mantido.

Havia a possibilidade de o ribeirão-pretano ter um feria­do a menos. O Dia do Padro­eiro era o mais cotado para sair do calendário. Entidades representativas do comércio pediram a transformação de uma das datas da cidade em ponto facultativo. O Dia de São Sebastião passou a ser feriado em janeiro de 2010 graças à lei 11.919/2009, de autoria do ex-vereador Co­rauci Neto (então no PSD), sancionada pela então prefei­ta Dárcy Vera (sem partido).

Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câma­ra de Dirigentes Lojistas de Ri­beirão Preto (CDL) informam que no feriado municipal de São Sebastião – padroeiro de Ribeirão Preto –, celebrado em 20 de janeiro (segunda­-feira), as lojas do Centro e dos corredores comerciais dos bairros terão abertura faculta­tiva das nove às 17 horas. Nes­te sábado (18) o atendimento será normal, no mesmo horá­rio. No domingo (19) as lojas estarão fechadas.

A história de São Sebastião
Sebastião nasceu em Narbonne, cidade no sudoeste da França que pertencia ao Império Romano, na região de Occitânia, a quase 850 quilômetros de Paris, em 256 d.C. (século III), no seio de uma família cristã. Os pais eram oriundos de Milão, na Itália. Soldado do exército romano, manteve a sua fé e tentou converter muitos pagãos. Dizem que até o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio, foram convertidos por ele.

ALFREDO RISK

Sebastião era admirado pelos seus superio­res, que ignoravam sua crença, e chegou a ser designado capitão da guarda pretoriana. Entre­tanto, suas atitudes brandas para com os cristãos somadas a denúncias, o fizeram comparecer diante do imperador para dar satisfações sobre a sua conduta. Diocleciano sentiu-se traído ao vê-lo afirmar a sua fé. Sua sentença de morte dizia que ele deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas.

Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto, porém estava vivo. Encontrado por Irene (Santa Irena), foi tratado de suas feridas. Depois, ele mesmo se apresentou diante do imperador, como testemunho do poder de Cristo. Perplexo e assustado, Diocleciano mandou que fosse açoitado até a morte, o que ocorreu, segundo a tradição, no dia 20 de janeiro de 288 d.C.

O seu corpo foi jogado no esgoto de Roma, de onde a piedosa Santa Luciana o retirou, para sepultá-lo dignamente nas catacumbas. Poste­riormente, em 680 d.C., os restos mortais foram transportados para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, construída pelo imperador Constanti­no. São Sebastião é representado pela imagem do momento de seu martírio, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas. Ele é o protetor da humanidade contra a fome, as guerras e as epide­mias e padroeiro de diversas cidades brasileiras, inclusive do Rio de Janeiro.

Prefeitura divulga serviços no feriado
Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto, alguns serviços públicos da prefeitura terão aten­dimento alterado. Três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466), Norte, no Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70), e Sul, na Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) – e a Unidade Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista) vão atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bonfim Paulista atenderá das oito às 18 horas. As demais estarão fechadas. As principais mudanças estão no expediente dos terminais de ônibus. Irão tra­balhar das seis às 12 horas os terminais Sudeste (Jardim São José), Leste (Vila Abranches), Nordes­te (Ribeirão Verde), Oeste (Jardim José Sampaio), Hospital das Clínicas, no Jardim Monte Alegre, e o de Bonfim Paulista, na Zona Sul. O terminal do Ri­beirãoShopping, que atende das seis às 23 horas, funcionará até as 18 horas.

Não sofrerão alterações no horário o termi­nal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, na alameda Botafogo, que funcionará das seis às 23 horas, e o 0800 do Consórcio PróUrbano, que atenderá das seis às 22 horas. O posto da Praça das Bandeiras funcionará no horário das sete às 15 horas, enquanto o da Estação Rodoviária, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 646, atenderá das seis às 14 horas. As centrais de vendas e de benefícios, localizadas na rua São Sebastião, estarão fechadas, voltando ao atendimento normal na terça-feira, dia 21.

O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funciona na segunda-feira. O Departamento de Água e Esgotos (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às 19 horas, para desobstrução de redes e consertos de vazamentos. Já a Secretaria Municipal da Infra­estrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município.

A Comissão Municipal de Defesa Civil aten­de em regime de plantão 24 horas, e deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199. As unidades do Poupatempo e do Departamento Estadual de Trân­sito de São Paulo (Detran.SP) estarão fechadas. A coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado. Os bancos não vão abrir, mas o cliente pode acessar os serviços nos caixas eletrônicos ou pela internet e redes sociais.

O comércio da região central e dos bairros – avenida Saudade (Campos Elíseos), avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e Boulevard (Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, na Zona Sul) – tem abertura fa­cultativa das nove às 17 horas. Neste sábado (18) o atendimento será normal, no mesmo horário. No domingo (19) as lojas estarão fechadas. Nos shopping centers, as áreas de alimentação e lazer vão atender normalmente. A abertura das lojas depende de cada empreendimento.