FOTO: MATHEUS VIEIRA

As inscrições gratuitas para a 1ª Mostra de Compo­sitores, promovida pelo Cho­ro da Casa, vão até 2 de julho. O regulamento completo e o formulário estão disponíveis nos canais e páginas do pro­jeto. O evento é nacional e aceita obras instrumentais de diversos ritmos brasileiros, voltados para o choro. Serão selecionadas oito inéditas, com premiação em dinheiro.

Realizado desde 2012, o Festival Choro da Casa é gran­de referência entre os eventos e artistas do gênero, em todo o país. Neste ano, com forma­to diferenciado, será integrado pela apresentação das obras se­lecionadas na Mostra de Com­positores, juntamente com en­contros virtuais com os autores de cada uma delas.

O Choro da Casa, conhe­cido por seu relevante tra­balho de pesquisa, difusão, formação e criação do gênero musical em Ribeirão Preto e região, lançou em março mais uma realização cultural. O projeto com o título homô­nimo ao nome do grupo terá duração de dez meses, até de­zembro, com intensa e contí­nua programação.

Serão mais de 70 ações e atividades culturais ofereci­das gratuitamente à popula­ção. Contemplado pelo Pro­grama de Ação Cultural do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Pro­Ac/ICMS), mecanismo de in­centivo por meio de renúncia fiscal, a iniciativa conta com patrocínio da Vedacit, através de seleção do Instituto Veda­cit, e parceria da Secretaria Municipal da Cultura.

O projeto foi idealizado com intuito de ampliar a ocu­pação e convívio no espaço público através da vivência artística, fomentando a inte­gração entre patrimônio e co­munidade. Mesmo com a ade­quação para o formato virtual, os princípios norteadores do projeto são mantidos em seus conteúdos e escolha de locais de gravação das atividades.

O show “Patrimônio do Choro” é uma das principais ações do projeto. Acontece men­salmente através da ocupação e gravação nos patrimônios arqui­tetônicos e equipamentos cultu­rais do centro de Ribeirão Preto. Em março contou com a parce­ria e cessão de espaço do Centro Cultural Palace e em abril da Biblioteca Sinhá Junqueira, e em maio do Memorial da Classe Operária, a UGT.

Em junho, ocorreu na sexta-feira (11), no Palace­te Camilo de Mattos. Con­fira abaixo a programação completa do mês. Para mais informações acesse as redes sociais do Choro da Casa – @ choro_da_casa, www.face­book.com/ProjetoChoroDa­Casa e -mail projetochoroi­[email protected]

Programação mês de junho

Até 2 de julho
Inscrições abertas para a 1ª Mostra de Compositores
Regulamento completo nos canais do Projeto Choro da Casa

Segundas-feiras: dias 21 e 28
Às 18h30
Oficinas permanentes de choro
Cavaco, violão iniciante, violão intermediário, pandeiro iniciante, pandeiro intermediário e prática de conjunto
Formato: aula semanal online
Às 21 horas: Roda Virtual

Lives semanais do Projeto Choro da Casa
Live semanal realizada pelos integrantes do Choro da Casa
Formato: transmissão ao vivo nos canais do projeto

Quartas-feiras: dias 16, 23 e 30 de junho
Oficinas de choro nas escolas
Aulas de cavaco, violão e pandeiro destinadas às crianças de escola pública previamente definida (atividade restrita aos alunos da escola)
Horários: às 10 e às 14 horas
Formato: aula semanal

Terça-feira, 29 de junho
Exposição virtual “Memórias do Choro” #4
Produção audiovisual mensal criada a partir da pesquisa sobre a história do choro no município e os antigos compositores locais
Horário: às 20 horas
Formato: vídeo mensal no canal do projeto no Youtube