Chrome continuará escondendo os endereços completos dos sites

0
27

O Google começou a testar uma nova alteração nas versões Canary e de testes do Chrome que oculta o endereço completo da página que você está visitando, mostrando apenas o domínio do site (por exemplo, “olhardigital.com.br” ao invés da URL completa da matéria).

A mudança se provou controversa, e a empresa revelou mais detalhes sobre seus planos e como abordará as críticas. “Acreditamos que essa é uma área problemática importante a ser explorada, porque phishing e outras formas de engenharia social ainda estão desenfreadas na Web”, reportou um desenvolvedor do Chromium no relatório de bugs do navegador.

No comentário, o desenvolvedor ainda explica que a alteração tem como objetivo “realizar pesquisas qualitativas e quantitativas para entender se isso ajuda os usuários a identificar sites mal-intencionados com mais precisão”. No ano passado, um artigo publicado avaliou como as pessoas percebem as identidades dos sites, constatou que “nenhuma [mudança de formatos de URL e avisos de HTTPS] impactou significativamente o entendimento dos usuários sobre a segurança ou a identidade das páginas de login”.

O relatório ainda confirma que o Google manterá o mecanismo de exclusão de URL já existente. “Planejamos apoiar essa opção de exclusão indefinidamente”, disse o mesmo desenvolvedor no relatório.

Se você quiser reverter essa configuração, preparamos um tutorial que mostra como fazer o Chrome mostrar os endereços completos dos sites.

Via: Android Police

Comentários