19 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 4:10
Jornal Tribuna Ribeirão
Os ciclistas se reuniram para realizar uma caminhada em protesto à violência (Foto: acervo Evandro Ruiz)
Início » Ciclistas fazem caminhada pela paz
DestaquePolícia

Ciclistas fazem caminhada pela paz

Grupo pede mais segurança nas ruas e quer alertar sobre o
crescente número de assaltos a ciclistas em Ribeirão Preto

Por: Adalberto Luque

Um grupo de ciclistas promoveu uma caminhada na noite desta quinta-feira (05), saindo da Praça da Bicicleta, no Jardim Irajá, zona Sul de Ribeirão Preto. A caminhada foi um protesto contra a onda de assaltos que vem sendo praticada contra ciclistas em atividade pelas ruas e zona rural da cidade e região.

Segundo a PM, de novembro de 2021 a março de 2022, 17 bicicletas foram roubadas somente na área do 51º Batalhão da PM, que patrulha as zonas Sul, Oeste e Centro de Ribeirão Preto. Desde então, vários outros assaltos foram registrados.

Num deles, em 10 de abril, um policial militar à paisana reagiu a um assalto quando pedalava em uma área de canavial, na zona rural entre Ribeirão Preto e Serrana, próximo à Rodovia Abrão Assed (SP 333). Um homem armado teria surgido no meio da trilha anunciando o assalto. O PM também estava armado e houve troca de tiros. O policial foi ferido no ombro e o assaltante morreu no local.

O grupo alerta para o risco de comprar bicicletas e peças sem procedência e responder por receptação (Foto: acervo Evandro Ruiz)

Nesta terça-feira (03) o Tribuna noticiou com exclusividade o assalto contra uma ciclista que estava pedalando à noite com cerca de 20 ciclistas na Avenida Henri Nestlé, zona Leste de Ribeirão Preto. Num hiato durante o pedal, ela estava um pouco afastada tanto do pelotão da frente, quanto do de trás, quando dois homens surgiram do meio do mato e a derrubaram, levando sua bike. Alguns dos ciclistas tentaram perseguir os assaltantes, mas desistiram quando a dupla deu um tiro para o alto, para intimidar.

Muitos dos ciclistas que estavam com a mulher assaltada na terça-feira participaram do ato. O objetivo foi levar ao conhecimento da população os riscos aos quais os ciclistas estão passando e buscar ações efetivas de segurança junto às autoridades. Também defenderam que ninguém compre bicicletas sem garantia de procedência, até porque se a bike for furtada ou roubada, é crime de receptação. E fizeram um apelo para só comprar peças com procedência. Novas manifestações poderão ser marcadas caso a violência persista.

Mais notícias