Neste sábado, 24 de feverei­ro, a partir das 16 horas, acon­tece o encontro do Clube da Lei­tura mantido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na sua sede, que fica na rua Pro­fessor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. A obra escolhida para o encontro é “Fahrenheit 451”, escrita pelo autor Ray Bradbury. O livro des­taca a busca da felicidade em meio aos males da censura e do controle do pensamento.

Seguindo as exigências de um governo totalitário e con­trolador, a história narra a vida de Guy Montag, um bombeiro aman­te de sua profissão, com a função de estancar incêndios e queimar livros. Montag vive em uma socie­dade em que o conhecimento dos fatos chegam somente através da televisão e neste contexto a leitura é proibida, para evitar uma possível revolta da sociedade contra o status quo. Ao conhecer Clarisse McClellan, de 16 anos, que adora refletir sobre o mundo, Montag passa a fazer o mesmo e percebe como é infeliz e, então, se esforça para ser feliz e mudar a sociedade em que vive.

Nascido em 1920, Ray Bradbury foi um escritor americano. A primei­ra compilação de contos aconteceu em 1947 e pouco depois escreveu seu primeiro romance “Crônicas Marcianas”. O autor escreveu obras científicas, humor terror e produ­ziu o roteiro do filme “Moby Dick”, de 1956. Sua obra mais conhecida, “Fahrenheit 451”, foi adaptada para o cinema, assim como outras narra­tivas de sua autoria.

“Fahrenheit 451” chegou às telas em 1966, com direção do consagrado François Truffaut. No elenco estão Julie Christie, Oskar Werner, Cyril Cusack, Anton Di­ffring e Jeremy Spenser. Neste ano, uma nova produção, mais futurista, estará no circuito, com direção de Ramin Bahrani e com a participação dos atores Michael B. Jordan, Michael Shannon, Sofia Boutella, Laura Harrier, Saad Si­ddiqui e Martin Donovan.

Contadores de Histórias – Também neste sábado (24), das nove hora ao meio­-dia, haverá mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histó­rias da Fundação do Li­vro e Leitura de Ribei­rão Preto. A atividade é gratuita e acontece na sede da entidade. Com a coordenação da atriz Míriam Fontana, o grupo tem por ob­jetivo trabalhar, neste primeiro semestre, obras da escritora Ma­rina Colasanti, home­nageada na categoria infanto-juvenil pela 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Pre­to, que acontece de 20 a 27 de maio, com abertura oficial em 19 de maio.

Comentários