A atração deste mês do Clube do Livro – projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, coordenado pela biblio­tecária Gabriela Pedrão – será a obra “Flores para Algernon”, do romancista americano Daniel Keyes (1927-2014). O debate será neste sábado, 31 de julho, às 16 horas. A atividade será transmi­tida pela plataforma de reuniões Zoom e replicada na plataforma e Youtube da fundação.

O primeiro romance do escritor foi lançado em 1966 e ganhou duas versões para o cinema, como “Charly” , em 1968, e como “Flowers for Al­gernon”, em 2000. Daniel Ke­yes ainda escreveu mais sete li­vros, o último em 2009 – “The Asylum Prophecies” –, cinco na os antes de sua morte, em junho de 2014, aos 86 anos. O livro “Flores para Algernon” conta a história de uma cirur­gia revolucionária que prome­te aumentar o QI do paciente.

Charlie Gordon, um ho­mem com deficiência intelectual grave, é selecionado para ser o primeiro humano a passar pelo procedimento. Em um avanço científico sem precedentes, a inteligência de Charlie aumenta tanto que ultrapassa a dos mé­dicos que planejaram o experi­mento. Entretanto, o paciente passa a ter novas percepções da realidade e começa a refletir sobre suas relações sociais e até sobre o papel de sua existência.

Em junho, o Clube do Li­vro discutiu a obra “A filha perdida”, da escritora italiana Elena Ferrante, Em maio foi a vez de “Torto arado”, do ro­mancista baiano Itamar Viei­ra Junior. Em abril, debate envolveu “A vida pela frente”, do romancista francês Ro­main Gary (1914-1980).

Em março, o Clube do Li­vro discutiu “Sobre os ossos dos mortos”, da escritora po­lonesa Olga Tokarczuk, ven­cedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2019.

Em fevereiro, teve como tema central a obra “O De­serto dos Tártaros”, do italia­no Dino Buzzati (1906-1972). Em janeiro, o livro escolhido foi “A Elegância do Ouriço”, da romancista e filósofa fran­cesa Muriel Barbery.

O projeto vai até dezem­bro. O debate será transmiti­do na plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/85751995303), com link disponível também na BIO do Instagram da Fundação do Li­vro e Leitura de Ribeirão Preto. Com transmissão ao vivo tam­bém pela plataforma digital da instituição (www.fundacaodo­livroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/Fei­raDoLivroRibeirao).