22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 13:05
Jornal Tribuna Ribeirão
Com sucata, colabores produzem as próprias pás de coleta - Divulgação
Início » Colaboradores produzem pás de lixo utilizadas na varrição em RP
Geral

Colaboradores produzem pás de lixo utilizadas na varrição em RP

As pás de lixo utilizadas na varrição de praças, ruas e avenidas em Ribeirão Preto são feitas por três colaboradores da Estre Ambiental. Por mês, eles calculam a produção de 50 pás e, por ano, cerca de 600. Todas distribuídas para os vários setores da cidade.

O material utilizado é todo retirado de caçambas, encontrados nas ruas ou pedidos em pastelarias e restaurantes.  São latas de óleo, às vezes de tinta, e cabos de vassouras ou canos de alumínio. “Preferimos às latas de óleo de cozinha e os cabos das vassouras velhas utilizadas na varrição são reutilizados nas novas pás. Isso gera economia para empresa”, explica o supervisor José Milton Gonçalves.

Ele e o varredor Ronaldo de Carvalho são os construtores das pás, enquanto, o também varredor, Antonio da Silva Pereira é o responsável por conseguir as latas de óleo em restaurantes e pastelarias. “Basta passar um pouco de água e estão prontas para serem usadas, já as de tinta são mais difíceis de limpar”, garante. 

“Para fazer a pá usamos as latas, o cabo, tesoura, martelo, prego e alicate. Em menos de 15 minutos estão prontas”, afirma Ronaldo. “Mas eu prefiro usar a faca para cortar a lata. Já estou acostumado”.  Experiência, eles têm. São anos produzindo as pás. “Nem me lembro quanto tempo faz que faço este trabalho”, afirma.

No dia em que a reportagem do Tribuna foi até à Casa de Apoio, no Centro de Ribeirão Preto, havia 16 latas empilhadas. “Estas nós vamos fazer amanhã”, garantiu Milton Gonçalves.

 

Mais notícias