Coletânea de ‘Os Trapalhões’ disponível gratuitamente

0
17

A NetMovies, plataforma gratuita de streaming, apre­senta desde 24 de fevereiro grande parte da filmografia de Os Trapalhões, trupe de comediantes formada por Renato Aragão, Dedé Santa­na, Mussum e Zacarias. São 32 filmes produzidos entre 1967 e 1999, que contam com participações de personali­dades importantes do entre­tenimento no Brasil, como Xuxa Meneghel, Angélica, Supla, Sandy, Ivete Sangalo, Bruna Lombardi, Tarcísio Meira, Selton Melo, Adriana Esteves etc. Na direção, des­tacam-se cineastas como J.B. Tanko, Adriano Stuart, Dedé Santana, José Alvarenga Jr, entre outros.

No final da década de 1960 e início de 70, foram lançados os primeiros filmes estrela­dos por Renato Aragão, que logo se juntou a Dedé Santa­na e posteriormente a Mus­sum e Zacarias, formando Os Trapalhões. O grupo, que fez sucesso na TV durante anos e levou milhões de pessoas ao cinema com suas divertidas e criativas comédias, conti­nua sendo lembrado até hoje como referência para o hu­mor no Brasil.

O cineasta José Alva­renga Jr, que dirigiu cinco filmes da trupe, comenta que trabalhar com Os Tra­palhões foi uma experiência riquíssima, a começar pelos roteiros que eram prepa­rados com muito cuidado: “Falar dos Trapalhões é uma alegria para mim. Foi uma experiência que me ajudou em trabalhos pos­teriores. Eles sabiam exata­mente o que queriam dizer em cada filme e sabiam a importância da brincadeira no gênero comédia. Havia uma soltura no set. E uma grande responsabilidade sobre o que seria passado para as crianças”. O diretor comenta ainda que depois da estreia sempre ia ao ci­nema para ver a reação do público: “Eu ia ao cinema, que sempre estava lotado, e era incrível ver o público vibrando, gargalhando, tor­cendo”, complementa.