21 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 3:57
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTOS: ALFREDO RISK
Início » Com a palavra o líder
DestaquePolítica

Com a palavra o líder

O prefeito de Ribeirão Pre­to, Duarte Nogueira Júnior (PSDB) confirmou na sema­na passada, o vereador André Trindade (DEM) como líder do Governo na Câmara de Verea­dores. Este será o segundo ano em que o parlamentar ocupará o cargo responsável por fazer a ponte entre o Executivo e a Câ­mara de Vereadores.

Este ano os vereadores te­rão pela frente projetos impor­tantes para analisar. Entre eles, dois que tratam da reestrutura­ção do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM). Em entrevista ao Tribuna o parla­mentar falou sobre os desafios que o aguardam este ano.

Tribuna Ribeirão – Como o senhor anali­sa sua escolha para continuar como líder do Governo Duarte Nogueira Júnior na Câma­ra este ano?
André Trindade – Creio que em 2019 fiz o melhor que pude daquilo que me comprometi a realizar. Os resultados do ano passado e a confiança estabelecida devem ter pesado na escolha de 2020.

Em sua avaliação quais serão os desafios e os principais projetos do Executivo a se­rem analisados pelo Legislativo?
Temos como prioridade instituir através de um Projeto de Lei Complementar e de uma emenda a Lei Orgânica do Município as ade­quações estabelecidas pela Reforma da Previ­dência aprovada em Brasília para a realidade do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM). Temos também algumas peças com­plementares do Plano Diretor, como o Plano Viário, Plano de Habitação e o Código de Pos­turas que precisam ser aprovados.

Em seu primeiro ano como líder quais foram os principais desafios que enfrentou?
Foram muitos os desafios, como aprovar financiamentos importantes para o desenvol­vimento da cidade e aprovar as Organizações da Sociedade Civil da Educação. As medidas mais importantes de fato foram as duas mu­danças na previdência, que vão garantir sus­tentabilidade dos pagamentos dos aposenta­dos no futuro e não inviabilizarão as finanças da cidade para as próximas gerações.

Outro desafio importante foi negociar emendas aos projetos, com todos os partidos e vereadores, mesmo aqueles que se posiciona­ram contra alguns deles. Tentei ao máximo ne­gociar e privilegiar meus colegas naquilo que era possível, em um diálogo franco e aberto.

O senhor se reúne com o prefeito antes do envio de projetos de lei para a Câmara para discutir estratégias para a aprovação deles?
Sim. É preciso analisar a necessidade, via­bilidade, tempo e ambiente pra tratar cada as­sunto.

Ser líder tem lhe ajudado politicamente?
Creio que tem ajudado em primeiro lugar a Câmara e a Prefeitura, e me ajudado muito no aprendizado, nos desafios e no meu ama­durecimento político. Quando assumi, disse que queria sair da zona de conforto e ampliar a atuação do meu mandato. Tem sido extre­mamente positivo e confesso que sem a ajuda e apoio de muitos dos meus companheiros nada seria possível.

Em sua avaliação a administração muni­cipal tem acertado em que setores?
Na austeridade, no enfrentamento dos te­mas mais relevantes, na priorização do que precisa ser feito e no constante desafio de fa­zer a cada dia mais com menos.

E em quais ele tem errado ou precisa me­lhorar?
Creio que já está melhorando, mas um dos pontos é em relação ao destravamento jurídi­co para soluções de contratos vitais de zelado­ria. Agora já os temos e vai aumentar a sensa­ção de “casa arrumada” e de limpeza.

O senhor preside o diretório do Demo­cratas em Ribeirão Preto. Como o partido está se preparando para as próximas elei­ções?
Estamos bem adiantados com a formação da chapa de vereadores, tivemos enorme fe­licidade de receber excelentes candidatos e principalmente candidatas pra fazer do par­tido um dos maiores da cidade, resgatando a nossa tradição e acompanhando o cresci­mento estadual e nacional. Estamos já em fase de treinamentos, palestras e formações para entregar pra cidade os melhores candidatos, com as melhores propostas.

O senhor tem conhecimento se o Gover­no – membros do Executivo – acompanha as sessões da Câmara em tempo real?
Sim. É feito um acompanhamento. Tanto que consigo até durante a sessão fazer contato e sanar pequenos entraves de projetos, dúvi­das com quem está do lado de lá.

Mais notícias