23 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 22:59
Jornal Tribuna Ribeirão
Ricardo Silva assume a cadeira no Congresso - Montagem Tribuna/Divulgação
Início » Com morte de Flávio Gomes, Ricardo Silva fica mais perto de cadeira no Congresso
DestaquePolítica

Com morte de Flávio Gomes, Ricardo Silva fica mais perto de cadeira no Congresso

Jurista tratava um câncer, mas não resistiu; o Ribeirão-pretano Ricardo Silva, do mesmo partido ocupa a vaga interinamente desde o mês passado e passa agora a ser primeiro suplente

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 1 de abril, o jurista, professor e deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB). No ano final do passado, ele havia anunciado seu afastamento das atividades da Câmara dos Deputados depois de ter sido diagnosticado com leucemia aguda.

Com seu afastamento, em 17 de fevereiro o segundo suplente de deputado ribeirão-pretano Ricardo Silva (PSB) assumiu a vaga dele na Câmara dos Deputados. A substituição seria por 120 dias.

Com a morte do parlamentar, Ricardo que era segundo suplente da coligação passou a ser o primeiro suplente na linha sucessória e ficou mais perto de uma cadeira em definitivo na Câmara dos Deputados.

A primeira suplência é ocupada pelo deputado Luiz Lauro Filho que atualmente também é deputado ocupando uma cadeira em função de licença médica de outro deputado Jeferson Campos.

Como Campos volta da licença em abril, Luiz Lauro deixará a primeira suplência e ocupará em definitivo a vaga do deputado Luiz Flávio, que faleceu nesta quarta-feira. Já Ricardo Silva deixará o cargo, mas ficará mais perto de ocupar em definitivo uma cadeira na Câmara, caso algum deputado do partido saia por algum motivo.

Outra possibilidade dele retornar a Câmara dos Deputados é o PSB ganhar a ação que impetrou no Tribunal Superior eleitoral (TSE) contra Luiz Lauro Filho por infidelidade partidária. Ele que era primeiro suplente da coligação e assumiu o cargo na Câmara dos Deputados em 17 de dezembro do ano passado após a saída de Jefferson Campos (PSB) por motivos de saúde.

Entretanto três dias depois deixou o partido e se filiou ao PSDB. Para poder se filiar ao PSDB, Luiz Lauro, segundo o partido, teria sido “amigavelmente” expulso do PSB.
O problema, segundo a executiva nacional do partido, é que a expulsão foi feita em um processo que “contém gritantes violações ao Estatuto e Código de Ética do PSB”, segundo a ação encaminhada ao TSE. Caso o PSB ganhe a ação, Ricardo que se transformou em primeiro suplente assumiria a vaga de Luiz Lauro.

Filho do deputado esta¬dual Rafael Silva (PSB), o ribeirão-pretano, foi candidato a deputado federal por São Paulo pelo Par¬tido Socialista Brasileiro em 2018 e obteve 61.037 votos. Ele já foi vereador em Ribeirão Preto e é cotado para ser candidato a prefeito nas eleições deste ano, marcadas para 4 de outubro.

Nota de pesar:

Em nota ao Tribuna, o deputado Ricardo Silva lamentou o falecimento de Luiz Flávio. Diz o texto: “Recebo com muita tristeza a noticia do falecimento do deputado e jurista Luiz Flávio Gomes. Nesse momento de dor, desejo sentimentos à família, com quem mantive contato fraternal durante todos esses dias de tratamento do meu amigo e professor LFG, assim carinhosamente conhecido pelos seus alunos. Que Deus conforte os corações”.

Mais notícias