Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Começam nesta terça-fei­ra (13) e vão até sexta-feira, 16 de julho, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação. O programa ofe­rece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação supe­rior, em cursos de graduação e sequenciais de formação especí­fica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O resultado da primeira cha­mada está previsto para o dia 20 de julho. Para concorrer às bol­sas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bru­ta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650). Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mí­nimos por pessoa (R$ 3.300).

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de cur­so superior e que tenha parti­cipado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pon­tos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

As modalidades de parti­cipação são para os estudantes que tenham cursado todo o en­sino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; estudantes com deficiên­cia, neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede par­ticular na condição de bolsista integral da própria escola.

Por fim, professores da rede pública de ensino, no efe­tivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal perma­nente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda. O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar ma­triculado na instituição na qual pretende se inscrever.

Entretanto, é permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-se­lecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição. O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela inter­net, na página do Prouni.