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29 de março de 2024 | 10:04
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Economia

Comércio aposta em alta de até 5%

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Paulo César Garcia Lopes, está otimista. Ele acredita que as vendas nas lo­jas da cidade neste Natal tenham aumento entre 3% e 5% e destaca os segmentos que tiveram maior recuperação. “Como o valor mé­dio do tíquete diminuiu, saíram­-se melhor aqueles produtos de menor valor agregado, como confecções, calçados, artigos de beleza e eletrodomésticos, como televisores”, informa.

Por outro lado, setores como o de móveis, que vem perdendo clientes nos últimos dois anos, ainda não conseguiram se recu­perar neste Natal. O presiden­te do Sincovarp anuncia para janeiro um grande número de liquidações pós-Natal. “Vamos ter campanhas promocionais de peso ao longo de 2018, até por­que será um ano atípico, com inúmeros feriados prolongados, Copa do Mundo e ainda as elei­ções gerais”, lembra. Em dezem­bro do ano passado os negócios em Ribeirão Preto fecharam em alta tímida de 0,23%, na compa­ração com 2015.

As vendas no Natal de 2017 no País tiveram o melhor desem­penho desde 2010, revertendo três anos consecutivos de retra­ção. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio –Natal 2017 mostra crescimento de 5,6% na semana entre 18 e 24 deste mês em relação a igual período de 2016. No fim de semana que an­tecedeu o Natal, de 22 a 24, a alta foi de 0,8% na comparação com igual período do ano passado (de 16 a 18).

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Con­federação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo. As consultas para ven­das a prazo na semana anterior ao Natal (entre 18 e 24 de dezem­bro), a data comemorativa mais lucrativa para o varejo no ano, au­mentaram 4,72% na comparação com 2016.

Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos conse­cutivos de retração e a data come­morativa de 2017 com o aumento mais expressivo: Páscoa (0,93%), Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%), Dia dos Pais (-2,18%), Dia das Crianças (3%). Neste ano, segundo um le­vantamento do SPC Brasil, o gas­to médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa era de que a data movimentasse cerca de R$ 51 bilhões na econo­mia. Em Ribeirão Preto, o valor médio do tíquete oscilava entre R$ 50 e R$ 150.

O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Re­gião (Sincovarp) também infor­ma que no dia 31 de dezembro, domingo, véspera do Dia da Confraternização Universal, as lojas do Centro e dos corredores comerciais dos bairros estarão fechadas. Na segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, feriado, os estabelecimentos não abrem. Na terça-feira (2) vão atender nor­malmente, das nove às 18 horas.

Shoppings – As vendas em shoppings centers de todo o país tiveram crescimento nominal (sem considerar a inflação) de 6% neste período do Natal, na comparação com o período ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Lo­jistas de Shopping (Alshop). O faturamento estimado, que levou em conta o mês de dezembro, foi de R$ 51,2 bilhões.

De acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a alta de 6% significa inversão da curva de queda, já que, nos últimos dois natais, o setor havia apresentado retração. “A gente pode festejar”, disse Sahyoun. No ano passado, houve queda 3% no Natal. Em 2015, a redução foi de 2%. A estimativa é que os 773 shoppings brasileiros tenham movimentado R$ 147,5 bilhões durante o ano de 2017, alta de 5% em relação a 2016.

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