Jornal Tribuna Ribeirão

Como criar um site que se destaca na internet?

Confira as melhores práticas para entregar por meio de plataformas online, um conteúdo verdadeiramente relevante e inteligente para o seu público

Divulgação

Criar um site nos dias de hoje, sobretudo no contexto profissional, já ultrapassa os conceitos de apenas divulgar um cartão de visitas, ou vitrine online, e significa muito mais do que simplesmente marcar presença no ambiente virtual. Ainda que as plataformas online continuem atendendo a esses ideais, elas devem ser pensadas como uma ferramenta que amplia e otimiza a comunicação para com o público. 

 Contudo, a otimização da comunicação entre empresas, empreendedores e profissionais autônomos com o seu público a partir dos sites pode representar uma tarefa complexa se não entendermos mais profundamente sobre alguns itens básicos como a experiência do usuário e o SEO

Enquanto a experiência do usuário está relacionada com a facilidade de navegação, responsividade no mobile (celulares) e velocidade de carregamento das páginas, por exemplo, o SEO está diretamente ligado ao posicionamento de exibição da plataforma nos buscadores.

De acordo com a Forrester, empresa norte-americana de pesquisa e assessoria em tecnologia, 93% do tráfego online já é proveniente dos mecanismos de busca.  Através de um SEO muito bem executado, alguns gigantes como o Youtube ostentam 99,7% de acesso orgânico a partir de buscadores, segundo dados da SimilarWeb, companhia de tecnologias da informação. 

Para alcançar esse nível de sucesso, é vital que  os sites sigam alguns requisitos básicos como a escolha assertiva das keywords (palavras-chave), bem como a autenticidade de seus conteúdos. 

 

  • UX: Como fazer com que o meu site me conecte ao meu público?

Ainda que as ferramentas como o SEO, sejam necessárias para fazer com o que o seu site se destaque, chamando a atenção de diferentes usuários  na Internet, é preciso de mais para fazer com que esses usuários realmente se conectem ao que você tem a oferecer. Vivemos a era do consumo 4.0 onde a experiência é um dos pontos mais decisivos para determinar o sucesso de um negócio ou plataforma on-line. 

Portanto é imprescindível que o seu site busque contemplar as mais variadas necessidades do seu público, passando por diferentes telas e pontos de contato, com informações coesas, organizadas de maneira dinâmica. – Linkar as redes sociais e oferecer o Whatsapp Business como possibilidade de aproximação e humanização, tateando a Omnicanalidade por exemplo, deve ser considerado um diferencial a ser explorado no seu site. 

.Com isso, vale a pena destacar que além de responder perguntas, os conteúdos dispostos nas plataformas devem oferecer soluções reais e rápidas, que conversem com os consumidores para além do superficial, mas conferindo a eles uma experiência agregadora. 

A experiência de usuário, também conhecida como UX, pode representar o que fará com que o público se lembre daquele site no futuro, caso seja positiva, garantindo a ele um acesso mais recorrente e até a possibilidade de ser indicado para outras pessoas – criando uma comunidade de fãs da sua marca. 

. Assim, uma plataforma que entende e aplica conceitos da UX, como o Front-End e o Back-End, ou seja, a interface gráfica e a parte operacional do sistema da plataforma, respectivamente, pode criar oportunidades reais de negócios e conexões. – Sem falar na acessibilidade, outro ponto crucial da UX para o sucesso dos sites na era da experiência. 

 

  • É possível criar um site atrativo e que se destaque do zero?

Sim, atualmente existem diversas plataformas que podem auxiliar em todas as etapas da criação, ancoragem e hospedagem grátis, como o Zyro,  que permite a construção de sites bonitos e funcionais, e lojas virtuais potentes em menos de uma hora. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio sobre marketing, programação, ou design para criar o seu site com o Zyro. 

Além de possibilitar o desenvolvimento de páginas de maneira simples e objetiva, bem como proporcionar mais competitividade a negócios em ambientes virtuais, o  Zyro também apresenta excelente custo benefício, disponibilizando três opções de planos mensais a partir de R$ 11,90. Os três planos variam de acordo com as necessidades de cada profissional ou empresa, e a plataforma oferece um teste gratuito para a descoberta do plano ideal para os diferentes usuários.

O Zyro também garante diversos benefícios aos assinantes, como suporte técnico 24h, a possibilidade de vender online sem pagar comissão, diferentes métodos de pagamento e integração de marketplaces, por exemplo.

 

  • Como tornar o meu site mais relevante para o meu público? 

Além de pensar em todos os pontos já mencionados anteriormente, como SEO,  previsibilidade das tendências para geração de identificação com o público, e a UX, é importante estar atento às atualizações e novidades do próprio mercado. Observar concorrentes e outros espaços virtuais, como as redes sociais,  podem ser boas estratégias para entender o que de fato é relevante para os seus consumidores em potencial. 

Nos dias de hoje existem diversas opções de conteúdo, bem como o acesso a estes conteúdos é facilitado, sendo gratuito e quase que ilimitado. Apesar de intensa, a relação entre oferta e demanda destes materiais também acaba criando o que é chamado de lixo digital, ou seja, a distribuição de informações e tópicos irrelevantes, que não geram nenhum valor a quem consome. 

Para evitar que o seu site caia em um limbo de conteúdos irrelevantes e não produza mais lixo digital, vale a pena não realizar cópia integral e republicação de artigos sem autores ou veracidade comprovada. 

O material publicado nele deve ser autêntico, criativo e inteligente, atendendo a critérios como longevidade – o tempo que as informações se manterão pertinentes -, e um bom referencial, com investimento em multimídia – hiperlinks, vídeos e imagens- , e em parcerias e intercâmbios de conteúdo. 

O monitoramento dos resultados gerados a partir de determinados conteúdos, também é uma ferramenta essencial para o refinamento do seu site e que contribui com a taxa de retenção do público. Esta taxa faz referência à quantidade de pessoas que não apenas visualiza o que se é publicado, mas é engajada e interage constantemente com estes.

 O público engajado é mais propenso a passar um tempo de qualidade no seu site, bem como compartilhar os conteúdos nele acessados,  tornando-se um verdadeiro fã. 

 

  • O que é e como aplicar o SEO? 

SEO vem do Inglês, como a sigla dos termos Search Engine Optimization, que podem ser traduzidos diretamente como Otimização para mecanismos de busca. Esta otimização consiste em um apanhado de métodos utilizados com o intuito de atingir um ranqueamento favorável das páginas de um site no Google e em outros buscadores, o que por sua vez, potencializa os acessos de tráfego orgânico das páginas em questão. 

Para entender melhor esse conceito, vale a pena destacar como os mecanismos de busca funcionam ao fazer o ranqueamento de páginas, ou seja, a organização dos conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. Assim, pode-se concluir que as páginas devem basicamente, responder às questões que solucionem as dores do seu público de forma completa, coesa e objetiva. 

Se o seu objetivo é aplicar o SEO assertivamente, é fundamental que antes de tudo, você tenha um diagnóstico aprofundado de quem compõe o seu público-alvo, para que suas dúvidas sejam antecipadas e utilizadas estrategicamente na construção do seu site. 

Levar em consideração características como orientação sexual, idade,  nível de escolaridade e outras pode ser decisivo para criar conteúdos que fomentem identificação das personas, e consequentemente aumente as chances de previsibilidade das tendências em sua buscas.

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