31 C
Ribeirão Preto
16 de abril de 2024 | 15:18
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Como cuidar bem da sua saúde – parte 2
Artigos

Como cuidar bem da sua saúde – parte 2

Os cuidados com a saúde de uma pessoa constituem os alicerces funda­mentais que possibilitam uma vida longa e feliz. Quer dizer, a pessoa pode chegar a uma idade bastante avançada do ponto de vista atual, em muitos casos chegando a cruzar a fronteira dos 100 anos. A ciência já demonstrou que uma pessoa que coloca em prática um conjunto de medidas que nós vamos explicitar aqui, como já demos início na semana passada e vamos continuar nas próximas sextas-feiras, pode sim, ter uma vida uma longa e feliz, quer dizer, com qualidade de vida é perfeitamente possível, tanto do ponto de vista individual como também pode ser em níveis populacionais.

Sabemos que hoje em algumas regiões do planeta existem população que não só estão chegando como ultrapassando a idade de 100 anos. Nos dias de hoje já existem 270 mil pessoas centenárias no mundo e no ano 2050 serão 3,8 milhões. Estudos estão sendo realizados com essas populações de 100 anos e alguns resultados preliminares já aprendemos que, caso tivessem sido incorporados alguns princípios a mais, muito provavelmente essa longevidade poderia ser estendida por uma década ou mais.

O Brasil por seus elevados índices de corrupção e sua tradicional falta de cuidados com a sua população, não só do ponto de vista da carência de investimentos nas áreas de saúde pública, como também nas áreas de sane­amento básico, educação, higiene e medicina do trabalho, está sempre atrás de outros países no quesito de longevidade em pelo menos 10 anos, quando comparado com países que cuidam melhor dos seus povos principalmente na saúde, educação e moradia. E vamos continuar respondendo às pergun­tas dos nossos leitores.

01. Nessa época tão confusa dessa pandemia como faço para cuidar bem de minha saúde?
Muito importante a sua pergunta caro leitor. Eu vou responder a sua pergunta em várias etapas a partir de hoje e nas próximas sextas-feiras. Para começar estamos vivendo uma época atípica, o que quer dizer totalmente fora do comum. Esse coronavírus trouxe uma mudança total na maneira de as pessoas viverem. Entre essas, as pessoas tiveram que ficar isoladas em suas casas tanto quanto possível, como medida preventiva para não serem infectadas pelo vírus. E isso causou profundas modificações na vida de cada um levando também ao aparecimento de doenças notadamen­te na esfera emocional.

Também doenças pré-existentes podem se tornar mais graves, devido ao fato, entre outros, da perda da capacidade de assistência médica. No cam­po dos transtornos emocionais pessoas predispostas a ter esses eventos, o estilo de vida relacionado com o isolamento fez com que surgissem o apare­cimento dessas doenças principalmente a ansiedade, a depressão, transtorno afetivo bipolar entre outros.

Assim, caro leitor, para você cuidar bem de sua saúde recomenda-se que você esteja atento ao aparecimento dessas doenças procurando um médico clínico geral ao primeiro sinal do aparecimento de sintomas. Para evitar o surgimento dessas enfermidades o primeiro passo é tanto quanto possível ter, mesmo em isolamento, uma vida social dentro do ambiente familiar.

Mas de que modo? Através da aproximação entre os membros da família, conversando, tomando conhecimento dos problemas de cada um e expondo a eles também os seus problemas. Essa forma de interação é decisiva para formar os alicerces de uma boa saúde mental. A pessoa deve procurar também uma forma de se divertir que pode ser através de assistir a filmes na televisão ou no computador, ou no celular e de preferência filmes leves, como as comédias são muito bem recomendadas.

Também se a pessoa já é portadora de alguma doença ela deve dar aten­ção especial ao uso dos remédios na hora certa e ir ao médico sempre que tiver algum sinal de agravamento de sua doença.

Outro cuidado especial que a pessoa precisa ter nessa época de pande­mia é com a alimentação, que precisa ser mais leve e com menos calorias principalmente, contribuindo assim para a pessoa não ganhar peso. Há ainda o fato de a pessoa que fica mais tempo em casa não ter atividade física como está acostumada. Mas mesmo em casa a pessoa pode ter alguma atividade física.
(Continua na próxima semana).

Mais notícias