20 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 1:59
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Concerto de Natal chega à 21ª edição
Cultura

Concerto de Natal chega à 21ª edição

Como já é tradição do calen­dário natalino de Ribeirão Preto, os Meninos Cantores da Cia. Mi­naz participam neste domingo, 17 de dezembro, às 20 horas, da 21ª edição do tão esperado concerto de Natal nas janelas da Choperia Pinguim, no Edifício Meira Jú­nior, ao lado do Theatro Pedro II, no Quarteirão paulista, centro Histórico de Ribeirão Preto. Com esse evento, a companhia encerra um ano de muita produção, com um saldo muito positivo.

O evento acontece desde 1997 em parceria com a Choperia Pin­guim, reunindo um grande públi­co no centro da cidade de Ribeirão Preto, estimado em dez mil pesso­as em cada uma das edições. Em todas elas, o Núcleo de Produção da Cia. Minaz, coordenado por Ivo Rinhel D’Acol, dá início ao preparo da decoração, montagem de figurinos dos cantores, instala­ção de equipamentos, entre ou­tras atividades de produção, pelo menos 20 dias antes do concerto, garantindo que tudo saia de forma mágica durante a apresentação.

As crianças e jovens que rea­lizaram aulas e ensaios durante o ano todo aprendendo repertórios diversos, fazendo concertos e par­ticipando de musicais ou óperas na maior parte do segundo semestre dedicam-se a aprender o repertó­rio natalino que cantam também em outros locais da cidade e da região. Em 2003, a parceria entre companhia e o Pinguim, rendeu na gravação de um CD alusivo ao concerto, com peças sacras e nata­linas, cantadas pelo Coral Infanto Juvenil da Cia. Minaz.

O concerto dos Meninos Cantores da Cia. Minaz reúne 200 vozes dos corais infantis e juvenis da companhia, que se dividem nas janelinhas e também na parte in­terna da choperia, junto a músicos convidados, sob regência de Gisele Ganade, contando com interven­ções do Papai Noel durante a apre­sentação. No concerto deste ano, serão executadas canções tradi­cionais, como “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr, 1792-1848, e Franz Xaver Gruber, 1787-1863), “Boas Festas” (Assis Valente, 1911-1958) e “Jingle Bell Rock” (canção po­pular americana de Natal, inicial­mente gravada por Bobby Helms em 1957, mas que ganhou várias versões, inclusive de Bill Haley & His Comets), entre outras.

Neste ano de 2017, a Cia. Mi­naz teve uma temporada eclética e produtiva em que apresentou ao público títulos de óperas como “Gianni Schicchi”, “Carmen”, “Bas­culho de Chaminé”, “Barbeiro de Sevilha”, “Il Campanello”, de musicais como “Hair”, “West Side Story”, “Ópera do Malan­dro”, concertos e masterclasses da Série Ópera e Outros Cantos (parceria com o Sesc), com ar­tistas convidados da Argentina, Estados Unidos, Alemanha e vá­rias cidades brasileiras. Tivemos também como parceira no ano a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na série “Instrumental” com concertos de vários conjun­tos instrumentais além da parti­cipação nas óperas e musicais.

A Minaz fechou parceria também com a Sicoob Cocred para viabilizar o projeto “Circui­to Cultural”, que passou por seis cidades levando os espetáculos “Mamma Mia and Disco Dance”, “Minaz Rock”, “Tenores”, “West Side Story”, “Ópera do Malandro” e “Barbeiro de Sevilha”. Ainda possibilitou o desenvolvimento do projeto “Cantar” com crianças de Sertãozinho e da Casa das Man­gueiras em Ribeirão Preto. A companhia passou por dez cida­des do interior de São Paulo com o espetáculo “Viola Enluarada”.

A companhia agradece a todo o público, parceiros, colaboradores e patrocinadores, empresas que investem e acreditam na cultura como fator de desenvolvimento e qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade. “Em especial agradecemos muito aos quase 800 cantores entre corais infantis, juve­nis e adultos, solistas, professores e suas famílias que atuaram, cresce­ram, aprenderam e nos ensinaram sobre como a música pode trans­formar vidas para melhor. Vamos juntos para muitos outros espetá­culos e aprendizados na tempora­da de 2018”, diz em nota.

Mais notícias