Jornal Tribuna Ribeirão

Concurso desafia estudantes a construírem pontes de palitos de sorvete

Centro Universitário FEI promove a 9ª edição do Concurso Travessia, em 9 e 10 de novembro, no Campus São Bernardo do Campo. A competição propõe à alunos de ensino médio e superior o desafio de construírem pontes usando apenas palitos de sorvete, cola, barbante e clips. O objetivo principal da competição é estimular novas habilidades nos alunos, que, ao construir a ponte desenvolvem raciocínio lógico, trabalho em equipe, muito planejamento e conceitos de Física, Matemática e Química.

O concurso é dividido em três categorias: EMC, para alunos do ensino médio (escolas públicas e privadas); ABC, voltado para alunos da FEI e PRO para alunos do ciclo profissionalizante de qualquer modalidade de Engenharia. Os competidores devem construir uma ponte em formato de arco em apenas quatro horas e a competição começa com a passagem de um carrinho, chamado de trem-tipo, que será acionado manualmente pelos membros da equipe. A cada travessia o trem-tipo deve deter-se por cinco segundos no centro do comprimento da ponte para realização da leitura da carga suportada. A travessia total deve durar entre 15 e 30 segundos, sendo a equipe penalizada em caso de demora ou velocidade excessiva.

A cada passagem são adicionadas cargas para avaliar a capacidade de suporte da estrutura da ponte. A avaliação da equipe encerra-se com a ruptura da estrutura em um ponto qualquer, ou com uma deformação excessiva. Já a classificação é baseada no Coeficiente de Eficiência Estrutural (CEE), calculada pela divisão da carga máxima suportada, pela massa da ponte, o que avalia a capacidade resistente em relação à unidade de material usado na ponte. Além disso, a pontuação final também leva em consideração aspectos de criatividade, estética, cooperatividade e limpeza.

O júri é composto por professores convidados das áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Física, Resistência de Materiais e afins. “A experiência de produzir uma estrutura desde sua concepção ou ideia, construí-la e testar seu desempenho é um aprendizado rico que pode despertar aptidões e a paixão pela Engenharia”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Civil da FEI e um dos organizadores do evento, prof. Kurt Amann. Os alimentos arrecadados nas inscrições da competição serão doados à instituição de caridade Fé e Alegria.

Serviço- 9ª edição Concurso Travessia

Data: 9 e 10/11

Horário: 8h às 12h, 14h às 18h00 e 18h30 às 22h30

Local: Centro Universitário FEI – Campus São Bernardo do Campo – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo

informações: http://www.fei.edu.br/concursotravessia/

A competição é aberta ao público

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com