Conheça 5 hábitos que podem danificar o seu notebook

0
32
Apoiar o notebook sobre tecidos que vedam a passagem de ar, podem danificar o aparelho - Foto: StartupStockPhotos / Fonte - Pixabay.com

Uma coisa é certa: o notebook é um acessório essencial nos dias de hoje, seja para trabalhar, estudar ou desfrutar de momentos de lazer ao assistir séries e vídeos on-line.

Infelizmente, assim como outros eletrônicos, o notebook não dura para sempre e está sujeito a apresentar problemas, tanto de fábrica, quanto por conta do tempo de uso e do mau uso. Mau uso que, inclusive, é o que mais contribui para gerar problemas na máquina.

Por isso, se você não quer trocar de equipamento com tanta frequência – afinal um notebook não é tão barato assim – vale conhecer alguns hábitos que devem ser deixados de lado para preservar a vida útil do laptop.

  1. Apoiar na superfície errada

É comum que se coloque o notebook no colo, no sofá ou até mesmo na cama, certo? Pois saiba que o calor gerado pelo contato da máquina com o tecido dessas superfícies é um dos maiores inimigos do notebook.

Se o laptop esquentar muito, o processador pode ficar tão lento a ponto de desligar a máquina completamente e comprometer a vida útil dos ventiladores e até da bateria.

Luiza Ferreira, editora de informática do TechReviews, recomenda que, para evitar danificar o notebook com o superaquecimento, é preciso apoiá-lo em um suporte específico ou em uma mesa, sem toalha, para não bloquear o fluxo de ar.

2.    Deixar acumular poeira

Os notebooks acumulam poeira com o tempo, o que também pode levar ao aquecimento. Para evitar que o pó entre na máquina, não utilize o notebook perto da fumaça de cigarro e de animais de estimação que soltam pelos.

Além disso, adote o hábito da limpeza periódica do notebook, usando escovas macias, lenços umedecidos e panos secos.

3.    Comer e beber durante o uso

Outro hábito que deve ser deixado de lado ao utilizar o laptop é o de comer e beber perto da máquina. Isso porque, ao deixar cair farelos de alimentos e líquidos, você pode acabar danificando as teclas ou causando danos elétricos.

  1. Manusear incorretamente

Por ser um aparelho portátil, o notebook acaba sendo manuseado de maneira descuidada. Não raro, usuários seguram o equipamento pela tela ou o jogam sobre o sofá.

Mas é importante lembrar que, apesar de durável, o laptop é um eletrônico frágil. Dependendo da forma como você o carrega, por exemplo, é possível até mesmo comprometer o disco rígido.

Para proteger a máquina, é preciso manuseá-la com cuidado e utilizar bolsas ou mochilas apropriadas para o transporte.

  1. Deixar a bateria zerar

Os notebooks mais buscados pelos consumidores são os que têm uma bateria de longa duração. Porém, independentemente da marca ou modelo, a vida útil da bateria diminui com o tempo.

O problema é que essa diminuição pode ser acelerada se você costuma deixar a bateria chegar a zero com frequência. Portanto, para prolongar a durabilidade da bateria o melhor é carregá-la regularmente.

Comentários