A reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir), realizada em formato virtual em 12 de maio, sofreu uma invasão com mensagens e vídeos racistas, provocada por pessoas identificadas com símbolos nazistas em seus perfis.
O episódio é mais um ataque que vem acontecendo em diversas cidades do país, onde os criminosos se valem do anonimato que as redes sociais conferem a eles para disseminar e cometer crimes. O conselho tem por finalidade fomentar a discussão pública e a inclusão de todos, sendo a participação em suas reuniões abertas.
O Departamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Justiça repudia os atos ocorridos. “A reunião ocorreu na véspera de um dia importante na história da luta pelos direitos do povo negro. A data de 13 de maio é lembrada como o dia da abolição da escravatura”, diz em nota.
“Devemos realizar uma reflexão sobre o período escravagista e o que ele deixou em nossa estrutura social. Reforçamos o compromisso em atuar contra qualquer transgressão aos direitos fundamentais e toda e qualquer manifestação de violência e intolerância de qualquer natureza”, afirma João Antunes Neto, diretor do departamento.