Covid-19 – RP terá estações de testagem em massa

0
623

O diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Ribeirão Preto, Rodrigo Sta­beli, informou ao deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) que o município realizará 25 mil testes para detecção de anticorpos contra o novo co­ronavírus, além da instalação e suprimento de um robô que fará 800 exames de pesquisa do material genético do vírus, por dia, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

A pesquisa do RNA do vírus com o inquérito de an­ticorpos é o procedimento semelhante ao que defende o Centro de Controle de Infec­ções (CDC) dos Estados Uni­dos para obter o controle da doença. Todos esses avanços se devem a um pedido dos dois deputados federais por Ribeirão Preto, Ricardo Silva e Baleia Rossi (MDB), tanto para os testes quanto para a instalação de um robô ultra­moderno, que deve chegar nos próximos dias.

O ofício enviado pela Câ­mara dos Deputados, data­do de 23 de maço de 2020, foi remetido à presidente da Fundação Fiocruz no Rio de Janeiro, Nísia Trindade Lima. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são cer­ca de 3.900 exames que ainda aguardam resultados.

“Vamos colocar mais 25 mil testes de pesquisa de anti­corpos para Ribeirão, além do PCR. Assim, os testes sairão mais rápido o que é essencial para controlar a epidemia na região. Ribeirão pode passar a ser a única cidade no Brasil com essa capacidade. A re­presentatividade política foi decisiva para isso, com a parti­cipação, desde o início, dos de­putados Ricardo Silva e Baleia”, afirma o diretor da Fiocruz.

Para Ricardo Silva, a rapi­dez nos resultados é funda­mental. “Os testes tipo PCR são os mais importantes, para detectar a fase aguda, isolar e tratar do doente. Ribeirão terá informações rápidas, corretas, para que a cidade possa tomar a medidas necessárias no con­trole da doença, o que pode nos colocar em outras faixas de risco do plano SP, com flexi­bilização, e possibilitar o retor­no das atividades o mais breve possível”, ressalta o deputado.