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28 de março de 2024 | 15:15
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Economia

Daerp altera data de pagamento de contas

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) prorrogou o vencimen­to das contas que venceriam na próxima terça-feira, 19 de fevereiro, para sexta-feira (22). A mudança ocorreu por causa do atraso na entrega dos novos boletos. Esta é a segunda vez que a autarquia protela a data de pagamento. Ao todo, 48.500 faturas tiveram o vencimento alterado em razão da implanta­ção do novo sistema de gestão. Elas começaram a ser entregues nesta sexta-feira (15), com con­tinuidade neste sábado, dia 16, já com o novo modelo, mas ain­da sem o nome do usuário e do proprietário.

Os onze bairros das zonas Norte e Leste que estão receben­do os boletos com alteração na data de pagamento são Parque Avelino Alves Palma, Campos Elíseos, Lapa, Jardim Paulistano, Jardim Independência, Jardim Novo Mundo, Quintino Facci I e II, Vila Carvalho, Complexo Ri­beirão Verde e Jardim Antônio Palocci. As contas de água que estiverem em débito automático não terão o vencimento altera­do. As primeiras faturas com o nome e o documento do usuá­rio começaram a ser distribuídas no dia 8.

A identificação dos 194,4 mil consumidores do Daerp será gradual. O primeiro lote, um pi­loto da modificação para 34 mil clientes, teve o vencimento pror­rogado para esta segunda-feira (18). São consumidores de dez bairros de três regiões da cidade: do Centro e da Vila Seixas (Cen­tral), do Jardim Sumaré, Jardim Irajá, Jardim Botânico, Jardim Canadá e City Ribeirão (Zona Sul) e do Jardim Paulista, Cas­telo Branco e Jardim Iguatemi (Zona Leste).

A nova conta, que traz novo layout, tem, além do nome, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e o número da matrí­cula, que substitui o antigo có­digo de identificação. Também disponibiliza várias informações ao usuário. Ela traz o consumo, com a leitura atual e a anterior, e o número de dias entre uma leitura e outra, inclusive com a média diária de consumo. O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, explica que a mudança é extremamente importante porque vai permitir que a autarquia passe a conhecer seu cliente para cobrar a fatura de quem realmente consome o produto.

Para ele, a medida é funda­mental para melhorar a cobran­ça e diminuir a inadimplência, que está em torno de 19,5%. “Nós queremos reduzir esta ina­dimplência para a média brasi­leira no setor, em torno de 6%. É absurdo uma empresa possuir em torno de 20% de inadim­plência”, destaca. Isso significa que aproximadamente 38 mil consumidores estão em dívida com o Daerp – são 194,4 mil ligações em toda a cidade. Con­tudo, ele não soube informar o valor da dívida, já que o cálculo “não se trata de proporção dire­ta. Muitos inadimplentes devem mais de uma conta”.

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