O atendimento ao público nas unidades do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) será suspenso a partir desta sexta-feira, 11 de janeiro, e só voltará à norma­lidade na terça-feira (15) – o consumidor também não será atendido na segunda-feira (14) e, no caso do posto instalado no Poupatempo, neste sábado (12). O motivo é a implantação pela autarquia e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) de um novo sistema de gestão específico para a área de saneamento básico.

Denominado Gsan (Sistema Integrado de Gestão de Servi­ços de Saneamento), trata-se de um software público, dispo­nibilizado pelo Ministério das Cidades, especifico para aten­der o setor. Diversas empresas e departamentos de saneamento já utilizam o sistema em todo o país. Além do atendimento presencial, a página do Daerp na internet também não poderá ser acessada por conta da mu­dança do sistema. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da autarquia, através do telefone 115, funcionará nor­malmente neste período no ho­rário das sete às 19 horas para o atendimento das ocorrências de urgência.

O Departamento de Água e Esgotos atende mais de 190 mil unidades consumidoras em Ribeirão Preto. Segundo o site da autarquia, são três postos de atendimento. O principal fica na rua Amador Bueno nº 22, no Centro, na sede do Daerp. Barão de Ataliba nº 226, no distrityo de Bonfim Paulista, na Zona Sul. E o terceiro está instalado no Pou­patempo, no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, bairro Nova Ribeirânia, na Zona Leste. No ano passado a autarquia também atendia na Administração Regional dos Campos Elíseos, na rua Flávio Uchôa nº 1.180, mas deixou de prestar o serviço temporaria­mente porque a fiação do local foi furtada.

Novo sistema
O novo software de gestão e relacionamento com o usuário que será implantado pelo Daerp é uma evolução tecnológica na forma como será tratada a infor­mação e o atendimento dentro da autarquia, permitindo agi­lizar os processos internos e de relacionamento com o público. Ele permitirá a automação di­gital dos processos que passarão a tramitar sem a necessidade do documento físico, tornando mais rápida a análise e solução dos problemas. Será possível ao usuário acompanhar todo o an­damento do processo através do site da autarquia.

Outra modificação impor­tante é que o novo software permitirá que as contas de água passem a ser emitidas com o nome do usuário. Em um pri­meiro momento serão emitidas as faturas dos consumidores que estiverem com o cadastro em dia com o Daerp, depois será fei­ta uma atualização gradual desta ficha. Em um segundo momen­to, que deverá ser implantado ainda neste ano, a autarquia pas­sará, através dos próprios leitu­ristas, a fazer a leitura, impressão e entrega simultânea das contas de água.

Os funcionários da área co­mercial e de atendimento do De­partamento de Água e Esgotos passaram por um treinamento na Companhia de Desenvolvi­mento Econômico no início de dezembro para a operação do novo sistema. Nesta semana e início da próxima, os técnicos da Coderp estarão acompanhan­do, no Daerp, a implantação da nova base de dados.

Call center
Em fevereiro, a Imperatriz Tele Serviços Ltda. EPP, de Santa Catarina, passará a ser a respon­sável pelo serviço de call center da autarquia. O contrato foi as­sinado em 14 de dezembro e o prazo para início das atividades é de 60 dias. Vai responder pelo atendimento do telefone 115, o Sistema de Atendimento ao Consumidor do Daerp.

A vencedora da licitação apresentou proposta de R$ 1.009.992,00, valor 50,2% me­nor do que o proposto no edi­tal, que era de R$ 2.028.334,67 – desconto de R$ 1.018.342,67. O contrato tem duração de um ano (doze meses). Uma das exi­gências é que a vencedora do certame tenha capacidade mí­nima de atendimento de 18 mil ligações por mês, mais do que o dobro do número atual, em mé­dia de 8,5 mil ligações por mês.