Daerp inicia obras de reparo em emissário

0
77

O Departamento e Água e Es­gotos de Ribeirão Preto (Daerp), por intermédio da Ambient, ini­ciou nesta segunda-feira, 15 de ja­neiro, os trabalhos de recuperação do interceptor de esgoto localizado junto ao córrego dos Campos, no Jardim José Sampaio. O emissário se rompeu há dias.

O início da recuperação do emissário estava previsto para a semana passada, mas por conta das chuvas não houve condições de iniciar a obra. Nesta segunda­-feira teve início o trabalho de limpeza no córrego para a cons­trução dos aterros de sustentação do emissário. Serão refeitos dois pontos do aterro que cederam. No local onde houve o rompi­mento da tubulação e em outro ponto, onde também ocorreu as­soreamento e está colocando em risco o emissário.

Serão refeitos cerca de 80 me­tros de aterro, com uma altura de cerca de oito metros, além da ins­talação de uma nova tubulação no local para o recebimento das redes de esgoto que estavam ligadas ao interceptor. Foi necessária a auto­rização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Compa­nhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o início da obra, uma vez que trata-se de área de preserva­ção permanente, por se tratar de margem de córrego.

“Os trabalhos deveriam ter iniciado antes, mas com as chu­vas fica difícil realizar este tipo de trabalho dentro do córrego”, ex­plicou o diretor técnico do Da­erp, Edson Akira Simabukuro.Está sendo construído junto ao córrego dos Campos um novo interceptor, com uma extensão de 6,4 quilômetros e que deve­rá aliviar a carga do interceptor que está instalado no local atu­almente. As obras de construção do novo interceptor já tiveram início junto à Via Norte e a pre­visão é que os trabalhos estejam concluídos até o final deste ano.

Rompimento – Nesta segun­da-feira, dia 15, a ponte da Via Norte com as ruas Pernambuco e Coronel Américo Batista ficou interditada durante toda da ma­nhã para obras emergenciais do sistema de esgoto da região. Por causa desta interdição, houve len­tidão no tráfego de veículos. Uma equipe de agentes civis de trânsito orientou os motoristas. A ponte foi liberada ontem. A rede de esgoto rompeu e um enorme buraco sur­giu na via.

Comentários