Daerp substituirá dois quilômetros de redes

0
43

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Darep) substituirá mais dois quilômetros de redes antigas nos Campos Elíseos , na Zona Norte, e no Jardim Macedo, na região Leste. O total de tubulações fora de padrão que estão sendo trocadas nestes bairros, contando com as mudanças no Jardim Recreio (Zona Oeste) e no Jardim São Luís (Sul), chega a 48,6 quilômetros.

A ação conta com investi­mentos da Caixa Econômica Federal, de R$ 12,2 milhões, com contrapartida do Daerp. A ampliação da troca de redes antigas nestes bairros foi pos­sível graças a uma autorização do banco estatal para um adi­tamento de serviços nas obras contratadas. Este é o segundo realizado, já que o contrato inicial previa a substituição de 42,2 quilômetros de redes.

Para a substituição destes dois quilômetros, que será realizada pelo método não destrutivo, ou seja, sem a ne­cessidade de abertura de va­las nas ruas, o contrato com a empresa Sanit Engenharia foi prorrogado até abril. Segun­do o engenheiro do Daerp, Ivo Ferreira de Sousa Jú­nior, um dos responsáveis pelo acompanhamento da obra, este novo aditamento foi possível por conta de re­adequações no projeto, que modificaram a localização das redes e permitiram a ampliação das trocas.

Novas trocas
Serão feitas substituições das redes antigas na avenida Francisco Junqueira entre as avenidas Plínio de Cas­tro Prado e a avenida Meira Júnior, com o um total de 1.010 metros; substituição de 420 metros na avenida Maria de Jesus Condeixa, entre as ruas José Urbano e a rua Cyrilo Laguna; e 570 metros na Avenida Costa e Silva, no trecho entre as ruas Fernão Sales e Martins Pena.

Quatro bairros beneficiados
A substituição de redes antigas está beneficiando quatro bairros: Campos Elí­seos, Jardim Macedo, Jardim Recreio e Jardim São Luís, que totalizarão 48,6 quilô­metros de redes substituídas e cerca de 4,5 mil ramais. Já foram substituídos nove qui­lômetros de redes antigas no Jardim São Luís e 4,7 quilô­metros no Jardim Recreio.

No Jardim Macedo se­rão substituídas, ao todo, 16,63 quilômetros de antigas e no Campos Elíseos 18,17 quilômetros de redes anti­gas. Deste total, 94,12% da substituição das redes serão realizados pelo método não destrutivo. Além dos dois novos quilômetros de redes a serem substituídas até abril serão concluídos a instalação de cerca de 400 ramais nos Campos Elíseos.