18 de abril de 2024 | 22:38
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Montagem (Nelson Almeida-AFP/ Isac Nobrega-PR)
Início » Datafolha – Lula tem 47% e Bolsonaro, 29%
EleiçõesGeral

Datafolha – Lula tem 47% e Bolsonaro, 29%

O ex-presidente Luiz Iná­cio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos de vantagem do pre­sidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 28 de julho. O petista tem 47% das inten­ções de voto. O chefe do Exe­cutivo tem 29%. Esta é a pri­meira amostra realizada após as primeiras convenções na­cionais das siglas, que podem ocorrer até o dia 5 de agosto.

Candidatos
Lula ficou estável em relação à última pesquisa e Bolsonaro avançou um ponto percentual, dentro da margem de erro. Seis candidatos à Presidência da Re­pública já tiveram o nome ho­mologado. A campanha elei­toral começa oficialmente no dia 16 de agosto. Além de Lula e Bolsonaro, foram apresenta­dos nomes de outros candida­tos aos entrevistados.

A lista traz Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avan­te), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Ge­neral Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). O pedetista aparece em terceiro lugar, com os mesmos 8% que a última pesquisa.

Pontuação
Ciro Gomes é seguido por Simone Tebet, com 2%, que tinha 1% na amostra anterior. André Janones, Pablo Marçal e Vera Lúcia têm 1% cada. Felipe D’Ávila, Sofia Manzano, Leo­nardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar e General Santos Cruz não pontuaram. Votos em branco, nulos e em nenhum dos candi­datos somam 6% (eram 7% na pesquisa anterior). Não sabem em quem vai votar são 3% (4% na anterior).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 38%, segui­do por Bolsonaro com 26% e Ciro Gomes, com 3%. Não sabem somam 25% e votos em branco, nulos e em nenhum dos candidatos são 6%. Lula ganharia no primeiro turno, pelos números de votos váli­dos divulgados pelo Datafolha: 52%, contra 32% de Bolsonaro e 9% de Ciro Gomes.

Segundo turno
Num eventual segundo tur­no, o petista soma 55% (57% no levantamento anterior) e o liberal conservador, 35% (34% no levantamento anterior). A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A mar­gem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Supe­rior Eleitoral (TSE) com o nú­mero BR-01192/2022.

“PEC Kamikaze”
É a primeira pesquisa Da­tafolha feita desde a promul­gação da “PEC Kamizake”, em 14 de julho, que permitiu ao governo Bolsonaro turbinar benefícios sociais na eleição. A proposta dribla a lei e cria esta­do de emergência, com previ­são de gastar R$ 41,25 bilhões para aumentar o Auxílio Bra­sil e o vale-gás e pagar ajuda a caminhoneiros e taxistas até o fim do ano.

Destaques
Segundo o Datafolha, Bol­sonaro ganhou três pontos percentuais entre os traba­lhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.424). Lula tem 54% nesse estrato, contra 23% do chefe do Execu­tivo. Também subiu seis pon­tos percentuais entre as mu­lheres e agora tem 27%, contra 46% do ex-presidente.

Lula subiu quatro pontos entre os homens, e lidera por 48% a 32%. Lula lidera no Nordeste (59%), contra 24% de Bolsonaro e no Sudeste (43% a 28%). No Norte, há empate técnico (41% para Lula e 39% para Bolsonaro). Ainda não foi divulgado o desempenho dos candidatos nas regiões Sul e Centro-O­este. Entre os evangélicos, o conservador tem 43%, contra 33% do ex-sindicalista.

Mais notícias