21 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 10:50
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTOS: ALFREDO RISK
Início » De Bonfim para a Câmara
DestaquePolítica

De Bonfim para a Câmara

Eleito graças aos votos que rece­beu no distrito de Bonfim Paulista, o cabelereiro Franco Ferro (PRTB) não é um novato em disputa eleitoral. Nas eleições de 2000 foi candidato a vere­ador pela primeira vez e obteve 1017 votos, mas não se elegeu. A tentativa de chegar ao legislativo municipal se repetiria em 2008 quando teve 1800 votos, mas também não teve êxito. Depois de doze anos sem concorrer, Franco decidiu tentar novamente no ano passado e desta vez conseguiu se eleger, obtendo 1.480 votos.

Eleito como segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara neste ano, o parlamentar afirma que pretende elaborar projetos que contribuam para o desenvolvimento de Ribeirão Preto e é claro, do Distrito de Bonfim Paulista. Um deles, que julga fun­damental, é o que pretende ampliar o desconto de 10% para os contri­buintes que quitarem as parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que ainda estão para vencer, independente de que mês façam isso. Atualmente só tem direito a este des­conto quem quitar todas as parcelas no começo de janeiro.

Tribuna Ribeirão – O senhor está em seu primeiro mandato como vereador. Como avalia a sua eleição?
Franco – Estou em meu primei­ro mandato, no entanto, participo da política há 20 anos. Como can­didato, essa é a terceira candidatura, e, como assessor parlamentar, atuei de 2002 a 2008. Avalio minha elei­ção como uma vitória pessoal, e um reconhecimento da população de Bonfim Paulista pelo meu envolvi­mento na comunidade, trajetória de vida pessoal, e, principalmente, pela minha profissão de cabeleireiro, a qual exerço há 30 anos, e me pro­porcionou criar um vínculo muito positivo com os munícipes.

Tribuna Ribeirão – A pande­mia do coronavírus mudou o jei­to de se fazer campanha. Como o senhor fez para que suas ideias e proposta chegassem ao eleitor?
Franco – Principalmente através dos 30 anos exercendo minha pro­fissão de cabeleireiro. Os vínculos criados com os clientes e a confian­ça recíproca impulsionaram que eles levassem aos amigos e fami­liares as minhas propostas e ideias. As redes sociais também foram de suma importância nas divulgações durante toda a campanha.

Tribuna Ribeirão – Ao que pa­rece ser vereador era um sonho antigo, já que o senhor já foi can­didato outras vezes.
Franco – Sim. Através da minha liderança na comunidade de Bon­fim Paulista, decidi candidatar-me no ano 2000, conquistando 1017 votos. Em 2002 fui convidado por um vereador para atuar como as­sessor parlamentar, e conhecer mais profundamente a política. Saí candidato novamente em 2008, obtendo uma votação expressiva de 1800 votos. Deixei de ser candida­to em duas eleições, sendo poste­riormente procurado pelo partido PRTB, para candidatar-me na elei­ção de 2020, na qual fui contempla­do e concretizei o antigo sonho de me tornar vereador.

Tribuna Ribeirão – O senhor tem uma forte ligação o distrito de Bonfim Paulista. Pode-se dizer que seu reduto eleitoral está na­quele distrito?
Franco – A princípio sim. Pela primeira vez na história eleitoral, um vereador foi eleito através da população de Bonfim Paulista. Sou muito grato pela confiança em mim depositada e confirmada através dos votos.

Tribuna Ribeirão – O que o se­nhor diria para os eleitores que não o conhecem. O que a popula­ção de Ribeirão Preto pode espe­rar do vereador Franco?
Franco – Diria que serei um vere­ador muito atuante e acessível. Meu objetivo é atender as necessidades do dia a dia de toda a população, fis­calizando e fazendo projetos de lei, que de fato façam a diferença na vida de todos. A população pode esperar principalmente muito tra­balho. Estenderei todo o meu zelo para Ribeirão Preto, na intenção de trazer soluções efetivas que fa­cilitem o cotidiano dos munícipes em relação ao setor público. O que eu espero da postura de um verea­dor, é exatamente o que quero ser para as pessoas, empático, eficiente e acessível.

Tribuna Ribeirão – O senhor faz parte de um partido considera­do pequeno e que sequer teve tem­po de televisão nas eleições do ano passado. Em sua opinião o que o PRTB precisa fazer para se tornar conhecido e com maior visibilida­de em Ribeirão Preto?
Franco – O PRTB já foi pequeno, porém, hoje já temos uma cadeira representativa em Ribeirão Preto, além de termos a figura emblemáti­ca do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Sem dúvida, nas próximas eleições, o partido terá re­presentatividade no cenário federal e estadual. Como representante do partido na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vou desenvolver um bom trabalho, conquistando assim a confiança do povo ribeirão-pretano, fortalecendo o partido, e almejando conquistar mais cadeiras no legisla­tivo de Ribeirão Preto.

Tribuna Ribeirão – Seu partido teve candidato próprio à prefei­tura, o coronel Usai que fez opo­sição ao então candidato a reelei­ção Duarte Nogueira. Qual será sua postura politica em relação à administração do prefeito Duarte Nogueira?
Franco – A oposição existiu es­pecificamente durante a campanha. Meu mandato como vereador será voltado ao bem comum, ou seja, buscando equilíbrio entre as de­mandas, estando alinhado ao Poder Executivo, de forma a beneficiar e trabalhar em prol da comunidade. Independentemente de partido e idealismo, o importante é somar e lutar pelo que é necessário.

Tribuna Ribeirão – O senhor é autor do projeto que pretende dar aos contribuintes de IPTU descon­to de dez por cento caso eles deci­dam quitar as parcelas que ainda não venceram. O senhor acredita que esta proposta será aprova­da pelos vereadores e sancionada pelo prefeito?
Franco – Sim, esse é um projeto que democratizará o desconto do IPTU para os contribuintes. Hoje, temos o desconto apenas no mês de janeiro, que é um mês sobrecar­regado de tributos. Pensando nessa questão, estou apresentando um projeto que possibilitará a quitação com desconto no decorrer de todo o ano. Tratando-se de um projeto que beneficiará toda a população, acre­dito que obteremos êxito na aprova­ção, tanto por parte do legislativo, quanto do executivo.

Tribuna Ribeirão – Em sua opi­nião quais são os dois principais problemas de Ribeirão Preto e como resolvê-los?
Franco – Em minha opinião um dos problemas é a zeladoria, pois mandatos anteriores não mantive­ram a ordem desse setor, acumu­lando muita demanda para a atual administração. Para essa questão, a solução é focar nosso trabalho in­tensivamente nesse primeiro ano, aumentando o investimento nas operações de roçada, tapa buracos e recapeamento, por exemplo, para assim obtermos um retorno rápi­do e positivo para a população. In­vestindo de imediato, neste início de mandato, assumiremos maior controle sobre as demandas, tendo posterior preocupação apenas com a manutenção desses serviços.
Há outro problema presente, que engloba uma série de setores, e que não conta com fórmula mágica para ser solucionado. É preciso destinar a verba da saúde para a saúde, da cul­tura para a cultura, do lazer para o la­zer, do esporte para o esporte, e assim sucessivamente. Minha função como vereador é fiscalizar essa questão ad­ministrativa, certificando sua coerên­cia. A partir disso, teremos eficácia no funcionamento dos setores.

Mais notícias