Foto: João Victor Menezes/Agência Botafogo

Com gols de Walter e Neto Pessôa, o Botafogo venceu o Ituano por 2 a 1, de virada, neste domingo (25), no Estádio Santa Cruz, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

Os gols do Tricolor foram marcados por Walter, logo no primeiro minuto do segundo tempo, e Neto Pessôa, aos 40 minutos –um golaço. O visitante abriu o placar na etapa inicial.

Com a vitória, o Pantera chegou a 16 pontos —mesma pontuação do Ituano, quarto colocado, que leva vantagem no número de gols marcados (10 contra 9). O líder é o Ypiranga-RS, que soma 19 pontos. O Novorizontino aparece na segunda colocação também com 19 pontos. O terceiro é o Criciúma, que soma 17 pontos.

Agora, o Botafogo volta a campo no próximo domingo (1º), quando enfrenta o São José-RS, às 16h, em Porto Alegre.

O JOGO

Pela terceira vez consecutiva, o treinador Argel Fuchs repetiu a mesma escalação. Com essa formação, o Botafogo começou melhor e teve o controle da etapa inicial.

Aos 4 minutos, Gustavo Xuxa recebeu lançamento longo, invadiu a área e chutou para defesa de Pegorari. Dois minutos depois, Neto Pessôa arriscou de fora da área e mandou por cima.

O Ituano marcava forte e tentava explorar o contra-ataque. Aos 9, Tiago Marques fez boa jogada individual e rolou para Jiménez, que finalizou torto.

O Pantera chegou outras duas vezes no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Ariel recebeu pela direita, cortou para o meio e chutou para boa defesa de Pegorari. Na sequência, Rodrigo cruzou e Neto Pessôa cabeceou para fora. A bola saiu raspando a trave.

O visitante, porém, abriu o placar aos 32 minutos. Após cruzamento para a área, a bola foi desviada e Lucas Nathan bateu forte para fazer 1 a 0.

No segundo tempo, Argel Fuchs tirou o volante John Everson e colocou o meia Rafael Tavares. Logo no primeiro minuto, Pará cobrou escanteio, Rafael Tavares desviou e Walter marcou de cabeça para deixar tudo igual.

O Botafogo continuou melhor e quase virou o placar aos 30 minutos, quando Walter ajeitou para Bruno Santos, que bateu e o goleiro Pegorari pegou. Dez minutos depois, o Pantera marcou o gol da virada. Neto Pessôa recebeu na intermediária e soltou o foguete para fazer 2 a 1. Um golaço.

Com a vitória parcial, o Tricolor conseguiu segurar o adversário nos minutos finais e comemorou a quinta vitória na competição.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X ITUANO
LOCAL: Estádio Santa Cruz
DATA: 25 de julho, domingo
HORÁRIO: 11h (de Brasília)
ÁRBITRO: Rafael Carlos Salgueiro Lima
ASSISTENTES: Pedro Jorge e Ana Paula
GOLS: Lucas Nathan, aos 32 minutos do primeiro tempo (Ituano); Walter, logo no 1º minuto do segundo tempo (Botafogo); Neto Pessôa, aos 40 minutos do segundo tempo (Botafogo)
CARTÕES AMARELOS: Neto Pessôa, Pará e Rodrigo (Botafogo); Lucas Nathan, Kadu Barone e Tiago Marques
BOTAFOGO: Igor Bohn; Rodrigo (Marlon), Diego Guerra, Yan Victor e Pará; John Everson (Rafael Tavares), Caetano e Gustavo Xuxa; Ariel (Bruno Santos), Walter (Rafael Marques) e Neto Pessôa (Victor Bolt). Técnico: Argel Fuchs.
ITUANO: Pegorari; Pacheco, Matheus, Bernardo e Rhuan; Jímenez, João Victor (Kadu Barone), Bruno Lima (Marcelo Mineiro) e Eduardo Ramos (Fernando); Thiago Marques e Lucas Nathan (Iago). Treinador: Mazzola