21 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 4:30
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Redes Sociais
Início » Defesa Civil envia apoio após forte chuva em São Carlos
DestaqueGeral

Defesa Civil envia apoio após forte chuva em São Carlos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo deslocou equipes para São Carlos (à cerca de 90 Km de Ribeirão Preto) após o município registrar forte chuva e inundação de toda sua área central, na tarde dessa quinta-feira (26).

Os trabalhos foram iniciados já no momento da tempestade e continuaram de forma ininterrupta. Nesta sexta-feira (27), o órgão presta apoio à cidade no levantamento dos prejuízos e reestabelecimento da normalidade.

De acordo com o Diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Rodrigo Quintino, que está no local para coordenar os trabalhos, foi realizado apoio imediato ao município, inicialmente auxiliando no atendimento às pessoas que precisaram ser resgatadas durante a inundação.

“As ações foram mantidas em sequência e hoje [sexta-feira] estamos realizando os trabalhos de rescaldo, contabilizando os prejuízos e prestando o apoio necessário para que a situação seja normalizada”, destacou.

Os registros da Defesa Civil apontam que choveu 138 milímetros em pouco mais de uma hora. O grande volume de chuva com granizo e as fortes rajadas de vento provocaram estragos em toda a região central de São Carlos, além de áreas adjacentes, com prejuízos diversos a comerciantes e cidadãos em geral.

Segundo levantamentos iniciais, pelo menos 100 estabelecimentos comerciais foram inundados e sofreram danos. A Defesa Civil ressaltou que várias ruas de São Carlos tiveram o asfalto arrancado pela força da água e encontram-se interditadas. Além disso, até o momento, há registros de 26 veículos arrastados pela água.

As ações em São Carlos também contaram com intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, que efetuou o resgate de pelo menos 150 pessoas. Foram utilizadas duas embarcações e cinco viaturas, bem com o apoio do efetivo administrativo, somando o total de 14 homens no resgate de vítimas ilhadas em veículos e estabelecimentos comerciais. Polícia Militar, Guarda Municipal e Trânsito também atuaram na operação.

Mais notícias