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18 de abril de 2024 | 8:51
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Economia

Dia das Crianças – Comércio de RP aposta em alta

O comércio de Ribeirão Pre­to está confiante e aposta no Dia das Crianças – comemorado na próxima sexta-feira, 12 de outu­bro – feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil –, para alavancar as vendas. Na ocasião, as lojas terão abertura facultativa das nove às 17 horas. O tíquete médio dos presentes deve girar entre R$ 50 e R$ 100. Os pequenos devem ganhar, principalmente, brinquedos, vestuário, calçados e acessórios.

“Os comerciantes acreditam que a data proporcionará um novo ânimo para o setor. Após seis meses de vendas negativas, o varejo ribeirão-pretano teve recuperação em agosto, quan­do se celebrou o Dia dos Pais, segunda a pesquisa Movimen­to do Comércio, realizada pelo Sincovarp”, comenta Paulo Cé­sar Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região.

Segundo Lopes, nas lojas da cidade o público encontra varie­dade de itens com valores atra­tivos. “O Dia das Crianças é um período de muito movimento pois as famílias não deixam de presentear as crianças. Muitos compram pelo menos uma lem­brança para a festa não passar em branco. O funcionamento dos estabelecimentos no feriado também é uma oportunidade para que os consumidores pos­sam pesquisar preços e produ­tos”, explica.

Em outubro do ano passado, as vendas do comércio ribeirão -pretano caíram 2,84% em rela­ção ao mesmo período de 2016, quando a variação foi ainda pior: retração de 3,57%. Os números são da Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sinco­varp. O otimismo é justificável. O varejo de Ribeirão Preto in­terrompeu a série de queda nas vendas depois de seis resultados negativos consecutivos e fechou agosto com leve alta de 0,79% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A celebração do Dia dos Pais ajudou a alavancar os ne­gócios. Apesar do crescimento ínfimo, os lojistas estão mais otimistas para o Natal. Até en­tão, o comércio ribeirão-preta­no só havia obtido saldo posi­tivo em janeiro, com aumento de 1,36%, segundo a pesquisa do Sincovarp.
Segundo a área de Indica­dores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC, as vendas neste Dia das Crianças devem ter um crescimento em torno de 2,5%, na comparação com 2017. Após as quedas obser­vadas em 2015 e 2016 (-3,4% e -4,2%, respectivamente), o movimento do comércio deve registrar resultado positivo pelo segundo ano consecutivo.

Para o economista Gabriel Couto, da Associação Comer­cial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o crescimento da expectativa de vendas reflete a melhora do mercado de traba­lho desde o último ano, levando a um maior número de pessoas em condições de comprar pre­sentes em datas comemorativas. Mesmo com um crescimento previsto de 2,5%, o número é ligeiramente inferior aos 2,7% registrados no ano passado.

De acordo com dados da Boa Vista SCPC, sempre na comparação com 2017, o mo­vimento do comércio cresceu 3,2% na Páscoa, 4% no Dia das Mães, 2,2% no Dia dos Namo­rados e 2,8% no Dia dos Pais. Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Di­rigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) aponta que apenas 28,6% dos varejis­tas acreditam num aumento significativo de 5% para as vendas do Dia das Crianças.

Para 42,9% dos varejistas, os consumidores devem gastar em média o valor entre R$ 60 e R$ 100. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula que o comércio varejista brasi­leiro deverá movimentar R$ 7,4 bilhões neste Dia da Criança, com um avanço real de apenas 1,5% em relação à receita obtida na mesma data em 2017.

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