Dia dos Pais – Intenção de compra online cresce 142%

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© Marcelo Camargo/Agência Brasil

As vendas de presentes para o Dia dos Pais este ano devem ser marcadas por compras pela internet, por causa do novo co­ronavírus. Pesquisa realizada pela Boa Vista para identificar o comportamento e as perspecti­vas de compra dos consumido­res brasileiros nessa data, que é comemorada no próximo do­mingo, mostra que a intenção de adquirir algum item subiu 142%, na comparação com o mesmo período de 2019.

Para 58% dos entrevistados, trata-se de um novo hábito de compras, neste momento de pandemia. Por conta disso, 80% pretendem gastar o mesmo va­lor, se comparado com igual período do ano passado, ou me­nos. “Os consultados indicam que a conjuntura econômica preocupa e inibe investimento alto no presente”, diz a nota.

O tíquete médio geral será em torno de R$ 173, o que sig­nifica 5% menor quando com­parado ao de 2019. A despeito disso, 96% consideram impor­tante presentear nesta data. De acordo com o levantamento, serão presenteados pais (46%), maridos (29%) e sogros (7%), com itens de setores já tradi­cionalmente comercializados: vestuários e calçados (45%), acessórios (17%) e perfumes/ cosméticos (16%).

Retomada da atividade
A Boa Vista também ques­tionou os entrevistados sobre a retomada gradual do comér­cio e serviços. Para 60%, essa ideia recebeu apoio, com 29% afirmando que voltaram a ter uma rotina de compras fora de casa, priorizando idas a su­permercado (64%), restauran­tes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21% desse universo.

Neste sentido, a pesquisa reforça o observado desde o início da quarentena, que foi a busca por compras on­line, devido ao fechamento do comércio como forma de atenuar a disseminação da covid-19 na população. Na mesma direção, a pesquisa observa mais empresas bus­cando o Cadastro Positivo para aperfeiçoar as análises de crédito. Este movimento “contribui com o mercado de crédito como um todo, neste momento delicado da eco­nomia”, afirma Flávio Calife, economista da Boa Vista.

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