Dia Mundial da Limpeza – Ação recolhe 5 toneladas de resíduos sólidos em Ribeirão

0
30

No último dia 19 de setem­bro, sábado, foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza, ou World Cleanup Day, data na qual voluntários do mundo in­teiro se reuniram para recolher o lixo de seus bairros, parques, praias e praças, destinando os resíduos para a reciclagem e o reaproveitamento.

Em Ribeirão Preto, uma ação idealizada pela Kata Ambiental, companhia espe­cializada na gestão de resí­duos e logística reversa, em parceria com o Instituto Oc­távio Diniz Junqueira, regis­trou o recolhimento de cin­co toneladas de resíduos por voluntários distribuídos em 10 pontos na cidade. Todo o material foi separado, classi­ficado e encaminhado para uma destinação adequada.

A intenção, de acordo com os organizadores, foi concen­trar o mínimo de participan­tes para evitar aglomerações e, além disso, a força-tarefa teve o objetivo de conscienti­zar a população sobre o des­carte correto dos resíduos e a importância constante do consumo consciente.

O professor Leonardo Vieira, foi uma das pesso­as que se mobilizaram. Ele foi até o ponto localizado na “Praça da Bicicleta”, para des­cartar alguns resíduos que es­tavam em sua residência.

“A importância de ações como essa é muito grande, pois muitas pessoas fazem o descarte irregular do lixo sem saber qual será o seu destino final, o que acaba acarretando em uma cidade mais suja. Pos­sibilitar que a população leve esses materiais para um local que irá descartá-lo correta­mente é muito bom e a nature­za agradece” diz.

De acordo com Frederico Jabur, diretor da Kata Ambien­tal, o evento atingiu plenamen­te o seu objetivo. “Acreditamos que sensibilizar e conscientizar os munícipes sobre a impor­tância de destinar os resíduos adequadamente é criar opor­tunidades de engajar a po­pulação em outras ações que visem a preservação ambien­tal”, explicou.

Jabur ressalta, que além da população, houve uma partici­pação muito grande, tanto dos colaboradores, voluntários e catadores, quanto das empre­sas apoiadoras que se dispuse­ram a oferecer os espaços para a instalação dos Kata Pontos, e auxiliaram na confecção de kits, alimentação e materiais de divulgação da ação.

Comentários