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29 de março de 2024 | 10:56
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Dificuldades de comunicação num mundo altamente conectado

É inegável que vivemos a era do Digital, da hiperconectivi­dade, em que as informações sobre tudo e sobre todos chega para nós a todo momento. Sabemos o que acontece em qual­quer parte do mundo, sem restrição de horários ou mesmo de línguas. A tecnologia quebrou todas as barreiras: geográficas, temporais e linguísticas.

Na dúvida sobre algum conteúdo, é fácil recorrer a tradu­tores ou até mesmo ao novíssimo machine learning e seu uso da inteligência artificial para o aprendizado. Até mesmo as fake news, que invadem nossas redes todos os dias, também podem ter a veracidade dos seus fatos atestadas. Falando assim, parece que tudo está mais fácil atualmente. Mas, então, por que um dos maiores problemas do mundo hoje, princi­palmente no meio corporativo, é a comunicação?

Justamente pela superinformação que vivemos hoje, pelo excesso de estímulos que recebemos a todo momento, que alteraram o fluxo da comunicação e abriram espaço para a colaboração e a democratização da informação. Se antes, tínhamos nas empresas uma comunicação prioritariamente vertical, com as informações vindo de cima para baixo, obe­decendo as hierarquias, hoje a horizontalização faz parte da realidade da comunicação corporativa.

A tendência de que o mundo adota o inclusivo no lugar do exclusivo afetou diretamente a comunicação e chegou nas empresas. Agora, cabe a este novo líder (ou o líder 4.0, ado­tando o conceito de Kotler) organizar e trabalhar este fluxo, de forma a evitar os boatos e os excessos de informações e veículos que tornam a comunicação esquizofrênica.

Uma comunicação sem planejamento, sem pensar na integração dos diversos meios existentes na empresa (no cros­smedia) não surte o efeito desejado e, mais do que isso, gera ruídos que levam a inúmeras consequências, como desmoti­vação, baixa produtividade, clima organizacional ruim, líde­res que não são referência e falta de engajamento. Este último, aliás, é tema estratégico em todo meio corporativo. Engaja­mento está totalmente ligado à comunicação e seus líderes.

Entender esta mudança no fluxo comunicativo e todo o mindset colaborativo que a conectividade trouxe é premissa básica para todo líder 4.0. Afinal, o engajamento dos cola­boradores à missão da empresa é de total responsabilidade dos gestores. Parafraseando John C. Maxwell, um dos maio­res especialistas em liderança do mundo, “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”.

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