30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 15:00
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: EROMANGA NATURAL HISTORY MUSEUM/REUTERS
Início » Dinossauro descoberto em 2006 é de uma nova espécie
Geral

Dinossauro descoberto em 2006 é de uma nova espécie

Um enorme dinossauro, cujos fósseis foram descober­tos na Austrália em 2006, foi identificado como uma nova espécie, chamado Australo­titan cooperensis, sendo um dos maiores animais conhe­cidos a ter vivido na terra. Ele pertence ao grupo titanosaur, que viveu há quase 100 mi­lhões de anos. Foram encon­tradas espécies desse grupo de dinossauros de pescoço longo e herbívoros em todos os continentes.

Estima-se que tenham tido cinco a 6,5 metros de altura e 25 a 30 metros de comprimento. “Se as compa­rações do tamanho dos mem­bros são alguma coisa, esse novo titanossauro está entre os cinco maiores do mundo”, disse Robyn Mackenzie, do Museu de História Natural de Eromanga no estado de Que­ensland (nordeste).

Os ossos fossilizados foram descobertos em 2006 na quinta de uma família, a cerca de mil quilômetros a oeste de Bris­bane, na Bacia de Eromanga, e o esqueleto recebeu o nome de “Cooper” em homenagem a um rio daquele estado. A descoberta foi inicialmente mantida em segredo, pois os pesquisadores trabalharam pacientemente na escavação.

O esqueleto foi exposto pela primeira vez ao públi­co em 2007. Scott Hocknull, paleontólogo do Museu de Queensland, explicou que confirmar que Cooper era uma nova espécie foi o resul­tado de um “processo muito longo e enfadonho”. O traba­lho, que envolveu compara­ções em 3D dos ossos de “Co­oper” com os dos seus primos mais próximos, foi publicada na revista científica PeerJ.

Muitos outros ossos de dinossauro foram encontra­dos na mesma área, disse Ho­cknull, acrescentando que era necessária mais escavação. “Descobertas como essas são apenas a ponta do iceberg”, diz. O maior dinossauro co­nhecido até a data é o Patago­titan mayorum, o “Titã Patagó­nico”, descoberto na Argentina em 2017. Os paleontólogos estimaram que poderia pesar cerca de 70 toneladas, o equi­valente a cerca de dez elefantes africanos, e medir cerca de 37 metros de comprimento e oito metros de altura.

Mais notícias