Jornal Tribuna Ribeirão

Diretor de Senhor dos Anéis, Peter Jackson tem a maior coleção de aviões da Primeira Guerra do mundo

Num documentário lançado ontem no YouTube pelo canal militar Forces News, o diretor das séries Senhor dos Anéis e O Hobbit, Peter Jackson, revelou um hobby até agora secreto: colecionar aviões (e muito mais) da Primeira Guerra. Em condições de uso.

Jackson manteve seu hobby “para tirar a cabeça dos filmes” num grande galpão na periferia de Wellington, capital da Nova Zelândia. Ao longo dos anos, ele acumulou mais de US$ 500 milhões numa coleção de uniformes, armas, insígnias e mais de 70 aviões, usados pelos dois lados do conflito. Esses aviões ele comprou, restaurou ou simplesmente criou do nada, peça por peça, criadas em oficinas a partir dos planos originais.

A coleção inclui até um lenço que pertenceu a ninguém menos que Manfred von Richtofen, o Barão Vermelho. E também alguns itens da outra grande guerra (a Segunda) ou de guerras do século 19.

Esses aviões da Primeira Guerra estão em condições de uso. Pilotos, inclusive o próprio jackson, recriam dogfights, lutas aéreas de mais de um século atrás. “Quando você prende os cintos num desses aviões e decola, nada mais no mundo importa”, afirmou o diretor à equipe do documentário.

Jackson, aviões e a Primeira Guerra

É uma paixão antiga. No documentário, Jackson menciona seu pai, veterano da Segunda Guerra, e revela que seu primeiro filme foi aos 10 anos de idade, usando a câmera de seus pais para mostrar um avião de brinquedo pegando fogo. Na mesma época, ele e seus amigos brincavam de soldados da Primeira Guerra cavando trincheiras no jardim.

O documentário pode ser visto na íntegra, de graça, aqui:

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com