22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 12:48
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Divulgação
Início » Doação de sangue cai 70% no inverno
Geral

Doação de sangue cai 70% no inverno

Com a chegada do inver­no, uma situação se agrava nos hemonúcleos do país: a queda brusca nas doações, um sim­ples gesto que pode salvar até quatro vidas. De acordo com Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribei­rão Preto, normalmente já há uma queda de 70% nas doa­ções de sangue no inverno, o que é muito grave, pois justa­mente neste período aumen­tam as doenças respiratórias.

“Essa situação se agrava com pandemia, e nosso esta­do de alerta fica em torno de 70% de redução no número de doações. Paradoxalmente, o número de atendimentos vem aumentando em razão da reto­mada da vida social, do retor­no de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de anemias, câncer, dentre outros procedi­mentos”, explica Eli Mendes, informando ainda que o san­gue O negativo (O-) enfrenta uma situação pior.

Segundo o líder de cap­tação, são necessárias 80 do­ações diárias para manter os estoques em níveis saudáveis. “Nossa expectativa com esse alerta à população é que as pessoas se mobilizem para nos ajudar doando sangue o quanto antes, pois o reflexo do estoque baixo pode ser grave”, ressalta Eli Mendes.

Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimen­tos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, esta­cionamento gratuito na esqui­na das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Mais notícias