Dudu iguala Ademir da Guia em gols no Brasileiro

0
18
CÉSAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

O atacante Dudu fez mais uma grande partida pelo Pal­meiras na tarde do último domingo (11), no empate por 2 a 2 com o Bahia, no Allianz Parque, e, com os dois gols marcados, atingiu mais marcas expressivas pela agremiação palestrina: agora, o dono da camisa 7 igualou Ademir da Guia na terceira colocação dos maiores artilheiros palmeiren­ses na história do Campeonato Brasileiro (36 gols) e ultrapas­sou Paulo Nunes na lista de artilharia geral do clube em todos os tempos (63 gols).

Com 36 gols só em Brasi­leiros, Dudu está atrás apenas de Leivinha (2º do ranking com 40 bolas na rede) e de César Maluco (maior arti­lheiro do Verdão em Brasi­leiros com 61 gols). Tanto Ademir da Guia, Leivinha e César Maluco (nomes que aparecem neste top 3) atu­aram no Alviverde entre os anos 60 e 70.

Levando em conta a lista dos maiores artilheiros do clube em todos os tempos, o atacante deixou para trás ou­tro lendário camisa 7 do clu­be, Paulo Nunes, que defen­deu o Alviverde entre 1997 e 1999 e balançou as redes 62 vezes. Com 63 gols indepen­dentemente da competição, Dudu divide a 34ª posição com Romeiro e Mirandinha e está a três gols de Oséas, 33º.

Contratado em 2015, o Baixinho é ainda o maior ar­tilheiro palmeirense do sécu­lo XXI com nove gols a mais do que o segundo colocado, Vágner Love, que balançou as redes 54 vezes pelo Verdão.

Além disso, chegou a 268 jogos pelo Maior Campeão do Brasil e entrou para o top 40 de jogadores com mais partidas pelo clube na história, igualando Julinho Botelho (capitão pal­meirense nos anos 50 e 60) na 40ª posição – o próximo alvo é Toninho Catarina, que defen­deu o Palmeiras nos anos 70, com 270 jogos, isolado na 39ª posição. Dudu, aliás, é o joga­dor de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no século XXI (e se não for levar em conta a posição, está atrás apenas dos goleiros Fernando Prass, com 271, e Marcos, com 392).

Com 155 vitórias no total pelo Palmeiras, Dudu também ocupa o segundo posto dentre os jogadores que mais vence­ram no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, ele é o número 1 no quesito. Já se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, o atacante ocupa a 37ª posição isolado (o próximo alvo é Del Nero, que defendeu o Alviverde nos anos 40, com 156 vitórias). – este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos nos anos 60 e 70.

Comentários