Economia: Três maneiras de ganhar dinheiro em casa depois da aposentadoria

0
53
A costura, além de ser um passatempo, pode gerar uma renda extra / Autor: Jose Pedro Ortiz / Fonte: Unsplash

Não é fácil se manter apenas com a aposentadoria no Brasil. Homens e mulheres que já usufruem desse direito buscam alternativas para gerar uma renda extra e não depender apenas do valor recebido. Atualmente, o país conta com mais de 30 milhões de aposentados ou pensionistas. Esse número representa um crescimento de 19% em relação a 2012.

Enquanto os já aposentados tentam encontrar uma forma de aumentar os rendimentos, os mais jovens já estão pensando lá na frente. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) revela que os brasileiros estão mais preocupados em depender apenas da previdência social no futuro. A procura pelo tema educação financeira também tem crescido nos últimos anos.

A solução para essas preocupações poderia ser aliar o estudo sobre investimentos financeiros com uma forma de ganhar mais dinheiro, seja através de um pequeno empreendimento ou mesmo um hobby lucrativo. Com a aposentadoria sobra mais tempo de tirar aquela velha paixão da gaveta e fazer dela um negócio. Além de deixar os aposentados mais ocupados, pode fazer uma diferença significativa no orçamento da família. Conheça três formas simples de aumentar sua renda:

Culinária

Dentro da culinária existem vários nichos para serem explorados. Tem mercado para todos os gostos. Os biscoitos da vovó, bolos saudáveis, pães caseiros ou mesmo a produção de deliciosos salgados podem trazer dinheiro extra para a família. E por que não criar linguiças artesanais, queijos coloniais ou ainda temperos e molhos diferenciados? Percebeu que há inúmeras possibilidades? É possível começar sem muito investimento, utilizando os utensílios que já possui e atendendo primeiramente amigos e familiares. Aos poucos, com o crescimento dos negócios considere comprar novos equipamentos ou quem sabe investir em um curso na área.

Costura

Trabalhar com costura também oferece um leque infinito de possibilidades. Com um pouco de habilidade com a máquina é possível criar lindas peças. Você pode confeccionar roupas para bebê, dar vida a algumas bonecas ou ainda focar em fazer conserto de roupas. Há demanda em diversos campos e quem tem domínio dos equipamentos pode aproveitar oportunidades. Prova disso é o número de costureiras que começaram a produzir máscaras durante a pandemia. O lado bom é que também não é preciso muito investimento para iniciar, talvez você até já possua uma máquina e ela é suficiente. Aos poucos, aumente seu estoque de tecidos e linhas, garantindo conforto com uma cadeira e mesa adequada para sua máquina de costura ou ainda contando com as melhores tesouras. Quando menos esperar você vai montando um lindo ateliê.

Marcenaria

A marcenaria pode ser um passatempo bem lucrativo. Embora demande um pouco mais de investimento, já que alguns equipamentos essenciais podem custar caro, o valor dessas peças manuais também costumam ser altos. Nesse ramo as possibilidades também são muitas. Você pode criar pequenos móveis, como nichos e prateleiras, ou elaborar peças maiores, como estantes, camas e mesas. Outro diferencial é criar itens decorativos, como luminárias. O interessante é que você pode montar uma loja online ou vender seus produtos em sites como o Mercado Livre, Elo7 e até mesmo pelo Instagram. Existem muitos cursos ministrados de forma online ou presencial para aprender o básico da marcenaria.

Comentários