24 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 11:23
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » EDUCADOR CHILENO EM EVENTO NA USP
Cultura

EDUCADOR CHILENO EM EVENTO NA USP

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), realizará na próxima se­gunda-feira, 23 de outubro, às 16 horas, mais uma Conferência In­ternacional de Literatura e Edu­cação. O convidado desta edição é o educador chileno Humberto Maturana. O debate contará com a participação da bióloga Ximena Dávila Yáñez, pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.

O evento tem entrada franca é gratuito e acontecerá na sede do Instituto de Estudos Avança­dos da USP – o auditório fica na rua Pedreira de Freitas nº 20, ao lado do prédio central da Fa­culdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), dentro do campus da USP, na avenida bandeirantes nº 3.900, Jardim Monte Alegre. As vagas são limitadas. Mais infor­mações em www.iea.rp.usp.br.

O convidado vem do Chi­le para relatar sua experiência inovadora em educação. Ma­turana é um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical, além de criador da ‘‘Teoria da Autopoie­se’’ e da ‘‘Biologia do Conhecer’’, junto a Francisco Varela. Ximena Dávila Yáñez é pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.

Professor, neurobiólogo e pen­sador chileno Humberto Matura­na, é Ph.D. pela Universidade de Harvard (EUA) e pós-douto­rando pelo Instituto Tecno­lógico de Massachusetts (MIT). A epistemologia de Maturana se desenvol­veu e denota um eviden­te traço marcante que a diferencia de outras, a partir do estudo e ex­plicação do ser vivo que produz o conhecimento.

Focado no ser huma­no e explicando-o como um sistema autocons­trutivo, permeado de emoções e incapaz de distinguir entre per­cepção e ilusão, Ma­turana traça um cami­nho desde a explicação do agente para poder chegar à explicação do conhecimento científico, na qual o agente tem papel central.

Mais notícias