Em contato com a NATUREZA

0
52
DANIELLE PEREIRA

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Even­tos, mostra que o momento atípico está im­pactando na forma como os turistas brasilei­ros pretendem viajar após o fim da pandemia. O estudo, realizado com 400 agentes de via­gem de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Ale­gre e Curitiba, revela que os destinos nacionais deverão ser os mais procurados após o fim das restrições por conta da pandemia.

Outro fator apontado por 55% dos entrevis­tados é uma retomada mais rápida nos destinos e serviços que proporcionem bem-estar e con­tato com a natureza. Especialistas afirmam que essa categoria de turismo oferece aos viajantes novas perspectivas, além de afetar positivamente a capacidade de lidar com o estresse, resolução de problemas, resiliência e criatividade, aliando cuidados com o corpo e a mente.

Confira alguns destinos nacionais que se en­caixam nesse quadro e que promovem bem-estar e contato com a natureza.

PANTANAL (MT – MS)

ISTOCKPHOTO/ALEXANDER DAVID

Se o objetivo turístico for a imersão na fauna e na flora brasileira, um dos desti­nos mais procurados é o Pantanal. São mais de mil espécies entre peixes, aves, mamíferos e répteis. Além da popularidade no Brasil, o destino de turismo ecoló­gico possui grande fama internacional, considerado como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. A me­lhor época para o turismo na região é entre os meses de julho e outubro, na tem­porada de seca, quando o clima é mais ameno. Neste período, a locomoção entre um ponto ao outro é mais fácil, além de ser ideal para observar animais. Nos safá­ris fotográficos é possível ver animais como piranhas, onças-pintadas, jacarés­-do-pantanal e sucuris. O acesso principal se dá pela cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

ÁGUAS TERMAIS (GO)

VEM PRA CALDAS NOVAS

Aquecidas com o calor da própria terra, pelo processo de geotermia, as águas termais brotam do solo com temperaturas maiores que a do corpo humano, reunindo grandes quantidades de minerais, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio. A presença dos sais minerais traz um efeito terapêutico às águas termais, relaxando os músculos e aliviando dores musculares. Além de hidra­tar a pele, as águas ajudam a tratar alergias e doenças cutâneas, estimulando a renovação da pele e promovendo o rejuvenescimento. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, são conhecidas pelas águas termais, com temperaturas que variam entre 26 e 50 graus.

MORRETES (PR)

ALBORI RIBEIRO

Localizado em Morretes, no litoral do Paraná, o Ekôa Park já retomou suas atividades implementando medidas para garantir a segurança dos visitantes e colaboradores durante a pandemia. O paraíso ecológico fica distante uma hora de Curitiba e ocupa uma área de 238 hectares, localizado dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, denominada Grande Reserva, com atividades destinadas ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional. Entre as atrações es­tão arvorismo, tirolesa, trilhas com diferentes níveis de dificulda­de, túnel sensorial pela mata, rapel e voo cativo de balão.

CHAPADA DIAMANTINA (BA)

MARCIO PAPI

Indicada para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura, a Chapada Diamantina reúne cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e trilhas, com destaque para as belezas naturais, cidades históricas e gastronomia rica. A Chapada ocupa grande parte do estado da Bahia, mas pode ser acessada princi­palmente pela cidade de Lençóis. Entre os cartões postais mais famosos da região está o Morro do Pai Inácio, localizado há 1.120 metros de altitude, proporcionando uma vista paradisíaca de toda a Chapada. Com mais de dezenas de quedas d’água, as mais populares são a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumaça. Outra opção são os poços de água transparente, conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que entra pelas frestas das grutas, atingindo a água em um lindo facho de luz, característico da Chapada.

ALMIRANTE TAMANDARÉ (PR)

DIVULGAÇÃO

Localizada em Almirante Tamandaré, a 15 minutos da capital do Paraná, a Estância do Lago – Spa & Wellness é uma opção que deve ser incluída no roteiro. O local oferece múltiplas opções de métodos terapêuticos e estéticos, piscinas, e gastronomia saudável, cercados da paisagem natural e do silêncio que não se encontra em destinos mais agitados. Com o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, é possível optar por atividades de emagrecimento ou relaxamento, de acordo com a demanda de cada hóspede. Categorizado como “spa de verdade”, o local prevê ainda a prática de atividades físicas ao ar livre, para somar os benefícios do esporte e do contato com a natureza.

Comentários