30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 14:45
Jornal Tribuna Ribeirão
ARIANE FERNANDES
Cultura

Emcantar apresenta Saltimbancos em RP

Considerada uma das pe­ças “infantis para adultos” mais importantes da história do teatro brasileiro, “Saltim­bancos” é a referência bus­cada pelo Grupo Emcantar para celebrar os seus 25 anos de carreira. Com objetivo de apresentar a sua releitura lú­dica, divertida e educativa para um clássico mundial, a companhia cultural, fundada em Araguari, no Triângulo Mineiro, sairá em turnê.

Chegará a Ribeirão Pre­to nesta quinta-feira, 30 de junho. A apresentação é gra­tuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria com duas horas de antece­dência. O espetáculo estará em cartaz no Teatro Muni­cipal de Ribeirão Preto, às 20 horas. A direção geral é de Rafael Michalichem e a musical de Carlim Ribeiro. No elenco estão Ana Lopez (Cachorro), Luciene Andra­de (Galinha), Marco Aurélio Querubim (Jumento) e Vi­viane Rodrigues (Gata).

A banda que toca ao vivo no palco é formada por Car­lim Ribeiro (violão, teclado e acordeon), Carlos Júnior (guitarra, flauta transversal e trompete), Ivan Ribeiro (ba­teria) e Sandoval Cortes (bai­xo). O figurino, maquiagem, cenografia e design gráfico são de Pablo Mendonça.

Passados 45 anos desde a primeira adaptação da peça Saltimbancos, feita por Chi­co Buarque, e apresentada ao público no Canecão (RJ), em 1977, a realidade e a fábula sobre a exploração dos ani­mais por seus patrões ainda encontram muitos pontos em comum.

Dessa forma, o Grupo Emcantar traz toda a sua experiência de mais de duas décadas de atuação artística, política e social para uma versão, dirigida por Rafael Michalichem, onde os con­ceitos de solidariedade, justi­ça e diversidade ganham voz por meio dos famosos perso­nagens do jumento, da gata, do cachorro e da galinha.

Juntos, eles decidem se re­belar, ir à cidade e se tornar músicos. Para a sua peça, o Emcantar desenvolveu arran­jos e interpretações próprias das canções popularmente conhecidas. Uma banda ao vivo embala o quarteto de animais que tem pela frente alguns dos grandes desafios da humanidade: superar as suas diferenças, trabalhar em equipe e, assim, alcançar a tão sonhada liberdade. Mas será que a união da bicharada conseguirá mudar o rumo de suas vidas?

Sinopse
Um jumento, uma gata, um cachorro e uma galinha se reúnem contra a explora­ção de seus patrões. A fábula musical foi traduzida e adap­tada para o português por Chico Buarque de Hollanda, da peça teatral dos italianos Sergio Bardotti e Luis Enrí­quez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bre­men”, dos irmãos Grimm.

No Brasil, ela ficou tam­bém muito popular a partir de um filme e um musical re­alizados pelo grupo humorís­tico Os Trapalhões. A versão do Grupo Emcantar, dirigi­da por Rafael Michalichem, apresenta sua releitura diver­tida e educativa, com arran­jos e interpretações próprias e uma banda tocando ao vivo durante toda a apresentação.

Emcantar
Nascido em Araguari, em 1996, o Grupo Emcan­tar se desenvolveu também em Uberlândia. Assim, pavi­mentou no triângulo mineiro uma trajetória corajosa com sete discos, três DVDs, oito espetáculos, um filme, além de diversos livros, experi­mentos audiovisuais e milha­res de oficinas. Em mais de 25 anos, atingiu meio milhão de “emcantados” e conquistou nove premiações.

Já passaram por São Paulo, Brasília, Goiás, Belo Horizon­te e muitas outras cidades pelo Brasil, além de terem feito uma visita a Washington D.C., nos Estados Unidos. No pal­co, os artistas misturam as lin­guagens da música e do teatro em espetáculos voltados para a infância e para a família.

O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/ nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estaciona­mento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. O espetá­culo é livre. A entrada será permitida mediante esquema vacinal completo – duas do­ses ou dose única. Ou então teste negativo para covid-19 do tipo PCR (realizado até 48 horas antes) ou do tipo antí­geno (realizado até 24 horas antes). O uso de máscara é opcional.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com