Emicida lança EP com três versões de faixa

0
30

“A amizade parece ser uma alma gigante dividida entre dois corpos”. Essa é uma das maneiras que Emicida enxer­ga a relação entre dois amigos. No trabalho de estúdio “Ama­rElo” (2019), o rapper paulista falou mais sobre o assunto na faixa “Quem tem um amigo (Tem tudo)”. Agora, a can­ção – uma homenagem ao sambista Wilson das Neves (1936-2017) – chega aos apli­cativos de música em um EP que reúne três versões.

Uma é cantada em inglês, a outra um remix que agrega novos versos e a voz de Rashid e a original, que traz a partici­pação especial de Zeca Pagodi­nho, da dupla Os Prettos e do grupo japonês Tokyo Ska Pa­radise Orchestra. Esta última ganhou ainda um videoclipe inspirado na abertura de Dra­gon Ball.

Ao longo dos anos, referên­cias e menções sutis ao Dragon Ball apareceram na obra de Emicida, fã declarado do ani­me japonês criado por Akira Toriyama. Só para citar algu­mas, na faixa “Avua Besouro” ele cita a técnica de combate criada pelo Mestre Kame, cha­mada Kamehameha. O vide­oclipe de “Zica, vai lá” mostra um dos personagens trajados como Goku, o personagem principal de DB. Até o Sr. Popo entrou em uma de suas letras, no caso em “Emicídio”.

No videoclipe de “Quem tem um amigo (Tem tudo)”, a sutileza vira inspiração escan­carada na abertura de Dragon Ball (no caso, a da primeira edição, na qual Goku ainda é criança). “Nesse momento de isolamento, estamos vivendo as relações de modo mais in­tenso e a tônica desse vídeo é a amizade”, diz Emicida.

“Nós crescemos assistindo a esse tipo de animação, como o Dragon Ball, com os nosso amigos. Então é uma manei­ra de revisitar uma lembrança nostálgica, aquele sentimento gostoso de trombar os nossos camaradas dentro de uma at­mosfera que remete à nossa infância”, compartilha.

No videoclipe animado, Emicida aparece como a ver­são do personagem principal, o Goku. Assim como no Dra­gon Ball, ele se locomove em uma nuvem voadora. Wilson das Neves, por sua vez, ganha os contornos do sábio Kami­-Sama, um dos seres que ser­viram como Deus da Terra. Já Zeca Pagodinho é representa­do como o Mestre Kame (mes­tre de artes marciais e primei­ro professor de Goku; sempre presente em sua evolução).

Os Prettos são os guerreiros Tenshinhan e Caos, enquanto o grupo Tokyo Ska Paradise Orchestra teve o seu terno ins­pirado em um modelo usado por Kuririn, nome que surge como antagonista de Goku, mas logo se torna aliado em sua jornada. “Quem tem um amigo (Tem tudo)” enaltece a beleza que é ter alguém com quem contar.

Também é uma homena­gem ao sambista Wilson das Neves – nas palavras do rapper, “o orixá que tivemos o prazer de conhecer em vida”. “O Seu Wilson não usava WhatsApp, então ele me mandava as me­lodias em fita cassete pelo cor­reio mesmo. Eu estava traba­lhando em algo para nós dois gravarmos juntos, porém ele partiu antes disso”, comparti­lha Emicida. A melodia virou a trilha dessa ode à amizade.