Com objetivo de avaliar estudantes que estão ingres­sando ou concluindo cursos de graduação, o Exame Na­cional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 está marcado para o dia 14 de novembro. Até o dia 8 de agosto, os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes no Sistema Enade.

De 9 a 29 de agosto, os co­ordenadores de curso poderão corrigir a inscrição dos estu­dantes habilitados para o Ena­de 202. Em 2021 serão avalia­dos os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computa­ção, ciências biológicas, ciên­cias sociais, design, educação.

Entre as licenciaturas, os alvos serão os cursos de artes visuais, ciência da computa­ção, ciências biológicas, ciên­cias sociais, educação física, filosofia, física, geografia, his­tória, letras – português, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.

Também estão incluídos os estudantes de cursos superio­res de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecno­logia da informação e tecnolo­gia em redes de computador. O estudante que não realizar a prova ou preencher o Questio­nário do Estudante fica impe­dido de colar grau.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pes­quisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 será composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre dez questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de componente espe­cífico, com perguntas próprias de cada área. Quanto ao for­mato das questões, são, no to­tal, cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha. Os estudantes terão quatro horas para realizar a prova.