A literatura fantástica e os principais autores desse gê­nero literário, no Brasil, têm encontro marcado, em se­tembro, com o público de 76 bibliotecas de cidades paulis­tas. A iniciativa faz parte do programa Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado por meio do Sis­tema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e realizado pela Organização Social SP Leituras.

Os escritores convidados são Ana Lúcia Merege, André Vianco, Affonso Solano, Bár­bara Morais, Douglas MCT, Enéias Tavares, Eric Novello, Fábio Kabral, Felipe Castilho, Flávia Muniz, Giulia Moon, Helena Gomes, Jim Anotsu, Marcelo Amaral e Renata Ven­tura. Em clima de conversa descontraída, os escritores – que desta vez falam de temá­ticas e enredos extraordinários – favorecem a aproximação dos cidadãos da leitura.

A ação também promove a reciclagem do acervo, com a aquisição de obras dos escri­tores convidados, o que torna as bibliotecas culturalmente mais atraentes para suas co­munidades. Na macrorregião, o escritor Affonso Solano vai visitar cinco bibliotecas en­tre esta segunda-feira (23) e quarta-feira, 25 de setembro.

Vai passar por Franca (Bi­blioteca Doutor Américo Ma­ciel de Castro Júnior, dia 23, às noves horas), Buritizal (Biblio­teca Alcyr Pistore, dia 23, às 15 horas), Sertãozinho (Biblioteca Professora Sônia Regina Mos­sin Garcia, dia 24, às nove ho­ras) e Jardinópolis (Biblioteca Doutor João Baptista Berardo, dia 24, às 15 horas).

Em Ribeirão Preto, o en­contro do escritor Affonso Solano com seu público será na quarta-feira, 25 de setem­bro, às nove horas, na Biblio­teca Guilherme de Almeida, que atende na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, na pra­ça Alto do São Bento s/nº, no Morro do São Bento, Jardim Mosteiro – sede da Secretaria Municipal da Cultura.

Em sua 12ª edição, o pro­grama busca estimular o pra­zer pela literatura e ampliar a frequência nas bibliotecas, além de disseminar o conhe­cimento. Este ano, o Viagem Literária itinerou pelo inte­rior do estado com o módulo de Contação de Histórias, em maio. Agora, pela primei­ra vez, oferece ao público a oportunidade de um contato pessoal com os principais es­critores e escritoras desse gê­nero literário no Brasil.

Este é um momento espe­cial para trocar ideias, impres­sões e ampliar o interesse. Os livros dos autores escolhidos estão entre os mais vendidos e os mais emprestados nas bibliotecas brasileiras. O Via­gem Literária foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 217 municípios paulistas levando escritores, contado­res, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da litera­tura universal para mais de 330 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.

Comentários