O Ministério da Saúde notificou mais dois novos casos de varíola dos macacos no país, totalizando onze confirmações da doença. As novas detecções de contaminados pelo vírus monkeypox foram feitas pelo Laboratório Adolfo Lutz em São Paulo por meio do método de isolamento viral.
Os dois pacientes são brasileiros, do sexo masculino, têm entre 36 e 38 anos, são residentes em São Paulo e com histórico de viagem para a Europa. Os dois apresentam quadro clínico estável, não têm complicações e estão sendo monitorados pelas secretarias de Saúde do estado e do município.
São Paulo já soma sete casos confirmados. Segundo o ministério, todas as medidas de contenção e controle da doença foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de varíola dos macacos, com o isolamento dos pacientes e rastreamento dos seus contatos.
O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para o monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos.
No momento, o Brasil registra onze casos confirmados, sendo sete em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. O ministério ainda não confirmou o primeiro caso do vírus monkeypox no Distrito Federal, de um paciente do sexo masculino entre 20 e 29 anos. Mais dez ocorrências permanecem em investigação.