Estudo sugere novas utilidades para a vitamina C

0
28
Vitamina C pode ajudar a melhorar o desempenho de plantas / Autor: Pixabay - Fonte: Pexels

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) revelou novas descobertas sobre a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ela é capaz de diminuir a oxidação de proteínas nas células. Isso traz duas novas aplicações para a vitamina: na agricultura e na saúde.

De acordo com o professor que coordenou a pesquisa, Luis Eduardo Soares Netto, os experimentos realizados em laboratório foram in vitro. Ainda estão sendo feitos estudos, mas a redução da oxidação de uma enzina chamada 1-Cys peroxirredoxina pode auxiliar na germinação, por esse motivo pode ajudar a melhorar o desempenho do cultivo de plantas na agricultura.

Na saúde, ela pode ajudar a reduzir a gravidade viral causada por bactérias e fungos. A mesma enzima, 1-Cys peroxirredoxina, também faz parte do processo de virulência. As informações são de um artigo escrito por Júlio Bernardes para o portal Jornal da USP.

Em entrevista, Soares Netto explicou que “se você tira o gene que codifica essa enzina da bactéria Pseudomonas aeruginosa, ela deixa de ser virulenta em camundongos. E o único redutor dessa enzima é o ascorbato. Portanto, esse processo pode ser relevante para saúde, ajudando a desvendar novos mecanismos associados com virulência de bactérias.”

Os benefícios já conhecidos da vitamina C

Os benefícios do consumo dessa vitamina vêm sendo revelados ao longo dos anos, mostrando que ela é indicada para muito mais do que apenas combater gripes e resfriados. A vitamina C também serve para aumentar a imunidade, já que auxilia na produção de glóbulos brancos. Ainda, ela é famosa por ajudar na absorção do ferro, indispensável para evitar a anemia.

Também é muito benéfica para a saúde dos ossos, pele, tendões e paredes dos vasos sanguíneos, por participar da produção do colágeno. Seu uso ainda pode atuar na prevenção de derrames.

A vitamina C ainda atua na estética, combatendo o envelhecimento. Por atuar na formação de colágeno, ela previne o surgimento das linhas de expressão, deixa a cútis mais firme e auxilia até mesmo no clareamento de manchas. Para o cabelo, ela ajuda a fechar as cutículas e aumenta o brilho, combate a escamação do couro cabeludo e protege os fios de procedimentos químicos.

A vitamina pode ser absorvida através de uma alimentação saudável balanceada. Além das frutas cítricas que já conhecemos, brócolis, couve, caju, mamão, manga, acerola, goiaba, pimentão amarelo, morango, salsa e kiwi também são alimentos ricos em vitamina C. Quando em deficiência ela pode ser suplementada, porém, sempre com acompanhamento médico.

Comentários