Explorando Santa Catarina: passeios em meio à natureza de Balneário Camboriú

0
43
Turismo - Balneário Camboriú, em Santa Catarina - Foto Pixabay

Quando se pensa na Região Sul do país, logo se imaginam paisagens e programações típicas de ambientes frios. Essa concepção não ocorre sem razão, já que esta área é conhecida por conta de muitos municípios apresentarem climas formados por temperaturas baixas, se comparadas com as verificadas no restante do país.

Apesar de ser ideal para quem aprecia o frio, é importante ressaltar que há cidades, nesta região cujas temperaturas são mais elevadas e recebem turistas o ano todo. É o que se pode falar sobre Balneário Camboriú, município turístico presente no estado de Santa Catarina.

Belezas naturais em evidência:

Embora seja um local que também conte com atrações de natureza cultural, o que mais se destaca nesta cidade é o conjunto de recursos existentes em meio à natureza, seja por conta de suas praias, cachoeiras ou outros atributos. Para desfrutar disso tudo, vale a pena conhecer sobre as formas de se chegar até cada um dos pontos turísticos deste balneário.

Tipos de passeios que podem ser realizados:

  • Trajetos por meio de embarcações:Bastante rico em recursos hídricos, além do mar, o município possui diversos rios e lagos, o que torna interessante para ser desfrutado por meio de barcos, bem como através de outros tipos de embarcação. Vale destacar que o aluguel de lancha Balneario Camboriu pode ser feito de forma bastante ágil e simplificada, deixando ainda mais viável os traslados.A Praia do Estaleirinho é uma das mais simbólicas desta cidade. Nota-se grande preservação de seus recursos. O mar se mostra propício para o surfe e há diversos restaurantes em seu entorno. Uma outra opção que promete passeios de grande diversão é a Praia de Taquaras, conhecida por suas águas extremamente claras e pelo fato de possuir um calçadão onde os visitantes podem descansar depois de um dia agitado.
  • Opções por terra:Balneário Camboriú possui também ricos ambientes de mata, que podem ser desfrutados por meio de veículos que possuam tração nas quatro rodas. Esse traslado necessário reserva belas paisagens, mas a aventura ganha ainda mais emoção quando se chega a determinadas trilhas. Recomenda-se que esse tipo de passeio seja orientado por um guia, devendo ser preferencialmente realizado em grupos.A trilha do Morro do Gavião, por exemplo, é considerada ideal para as pessoas que não abrem mão de uma aventura, mas contando-se com certo grau de conforto. As comodidades, neste caso, ficam por conta de haver lanchonetes e outros estabelecimentos próximos ao local.

    Se no Morro do Gavião os visitantes precisam se atentar aos horários de funcionamento para que desfrutem de suas belezas naturais, a área conhecida por “Trilha Barra Norte” fica aberta em tempo integral. Vale ressaltar que neste último caso há bancos e mirantes disponíveis.

  • Passeios panorâmicos:Ter uma visão panorâmica da cidade é possível por meio do teleférico que liga regiões de mata a áreas de onde se pode avistar algumas praias da cidade. O que também se destaca é a possibilidade de se fazer voos por meio de helicópteros, que fornecem visões privilegiadas deste município. Contando-se com itens de segurança biológica em cada um desses meios de transporte, representam opções de lazer para todos os meses do ano.
Comentários