30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 20:57
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: ERIVAN MORAIS
Início » Exposição entra em cartaz neste sábado
Cultura

Exposição entra em cartaz neste sábado

O Sesc Ribeirão Preto inau­gura, às 9h30 deste sábado, 8 de fevereiro, a instalação “Lágri­mas de São Pedro”, de Vinicius S.A.”, sucesso de público e críti­ca no Brasil e exterior que esta­rá aberta para visitação já neste final de semana. A intervenção apresenta ao espectador a rela­ção lúdica entre o morador da zona rural e a chuva, que quan­do chega é motivo de festa e, ao mesmo tempo, faz um con­traponto com a relação com o morador da área urbana, onde as tempestades são motivo de transtornos e desastres.

No caso da novena de São Pedro, em que cantigas e orações são oferecidas para o santo em pedido de chuva, é comum pre­senciar idosos, adultos e crian­ças banhando-se na chuva de braços abertos, sacramentando esse ciclo, que traz não apenas água para beber ou plantar, mas também esperança e dignidade.

“Lágrimas de São Pedro” é composta por uma linguagem híbrida, com cerca de 3.500 lâm­padas incandescentes descarta­das e água no interior delas. Du­rante a exposição, a instalação ganha outra carga semântica já que, no decorrer dos dias, a água presente vai evaporando e reno­vando seu ciclo.

A instalação traz cerca de 3,5 mil “lágrimas” formadas por bulbos de lâmpadas cheios d’água presos por fios de nylon ao teto em diferentes alturas e iluminação específica. Este tra­balho, que vem emocionando o público brasileiro, rendeu a Vi­nícius S.A. o convite para expor em Frankfurt, Alemanha, em março de 2014.

“Proponho nesse trabalho a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolven­do-se espacialmente com a obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente. Neste caso é como se tivéssemos o poder de pau­sar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contem­plar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, afir­ma Vinícius S.A..

Vinicius Silva de Almeida, responsável pela instalação, pesquisa há dez anos as lâm­padas incandescentes enquan­to matéria para construção de linguagens visuais, e descobriu, que o vidro das lâmpadas é o único item não reciclado. Jun­to a esta problemática, ele lan­ça luz, com uma linguagem universal, para a falta de água potável, caso que acontece no mundo todo e tende a se agra­var cada vez mais.

Com passagens pela Alema­nha, Estados Unidos, capitais brasileiras como Recife (PE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), e por cidades como Juiz de Fora (MG), Bauru (SP), Campinas (SP), Itapetininga (SP) e Rio Cla­ro (SP), a exposição que desem­barca em Ribeirão Preto já reu­niu cerca de 500 mil visitantes.

“Lágrimas de São Pedro” será instalada na Sala de Ex­posições do Sesc e ficará aber­ta para visitação entre 9 de fe­vereiro a 5 de abril, de terça a sexta-feira das 13 às 22 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. O acesso é livre e a entrada, gratuita.

Neste sábado (8), das onze ao meio-dia, Vinicius S.A. vai participar de um bate-papo com o público na Oficina 3. São apenas 20 vagas e por ordem de chegada. O Sesc fica na unidade da rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Jun­queira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.

Mais notícias