“Família, Educação e Escola” é tema de live com Mario Sergio Cortella

0
66
Créditos Tomás Arthuzzi_Nova Escola

Atividade faz parte da programação da 40tena cultural da Fundação do Livro e Leitura. Encontro ao vivo com o autor acontece na próxima terça-feira (26), a partir das 18h, pelo Instagram da entidade, de forma aberta e gratuita

No próximo dia 26 de maio, a partir das 18 horas, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta uma live bem esperada pelo público da FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) com Mario Sergio Cortella. O filósofo, professor e escritor vai abordar o tema “Família, Educação e Escola”. O encontro online terá mediação de Adriana Silva, vice-presidente da entidade e curadora da FIL e será transmitida ao vivo pelo Instragram: @fundacaolivrorp.

Um dos nomes mais conhecidos da filosofia e da educação no país, Cortella tem uma legião de fãs de todas as faixas etárias, principalmente por sua habilidade de contar diversas histórias e compartilhar ideias durante suas palestras e conferências, que são também retratadas no seu espaço de produção online, o Canal do Cortella. Prova disso é que, a cada vinda do professor a Ribeirão Preto, o tradicional quarteirão paulista, onde está instalado o Theatro Pedro II, é tomado por filas com a população à espera do autor.

O filósofo é também um dos palestrantes mais aclamados pelo público da FIL que, neste ano ganhou abrangência internacional com novo posicionamento anunciado no final do ano passado. A feira está prevista para ser realizada de 11 a 20 de setembro e traz o tema “20 anos depois e, agora?”.

Segundo Cortella, muitas famílias ainda confundem escolarização com educação. “É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família”, explica.

Participação na Feira do Livro

O filósofo já esteve em seis edições da feira entre os anos de 2010 a 2018, sempre como destaque da programação. Em 2016 foi homenageado como autor educação. Em sua última conferência no ano de 2018, ele começou sua abordagem citando o poeta britânico Alexander Pope com a frase: “As pessoas nunca sabem nada porque entendem tudo depressa”. Reflexões como essa sobre educação e livros são constantes nos debates que propõe, além de um vasto repertório. Segundo ele, “uma das possibilidades que o livro nos traz é de escavar as camadas do conhecimento”.

Mario Sergio Cortella possui mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais. É autor de mais de 50 livros, dentre eles, diversos best sellers como “Qual É A Tua Obra?”, “Porque Fazemos O Que Fazemos?” e “A Sorte Segue a Coragem”. Também é Top Voice Influencer no Linkedin, colunista da rádio CBN e comentarista do Jornal da Cultura.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, a expectativa da equipe de programação da FIL e do projeto 40tena cultural, é ouvir a opinião do filósofo sobre os novos desafios da educação e, “saber como ele avalia o momento atual em que pais estão lidando com a realidade de estarem mais próximos do processo de escolarização dos filhos, acompanhando aulas e os projetos online dentro de casa e, ao mesmo tempo, tendo que trabalhar e cuidar de todo o resto da família”.

Para a curadora da FIL e vice-presidente da Fundação, Adriana Silva, Cortella é uma voz muito expressiva para este momento de distanciamento e isolamento sociais provocados por conta da pandemia de covid-19. “Neste cenário de incertezas tão duradouras temos que ter como foco a necessidade de seguirmos o debate sobre o papel social de todos nós. É uma grande oportunidade de fazermos isso junto a Mario Sergio Cortella, um filósofo que trata de temas sempre envolventes”, conclui.

Mais informações

Sobre Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina/PR (1954), Mario Sergio Cortella é filósofo e professor doutor em educação, já tendo atuado como docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É mestre e doutor em Educação, professor-convidado da Fundação Dom Cabral desde 1997.

Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992); escritor e conferencista, tem presença constante na mídia como âncora, debatedor e comentarista.

Sobre Adriana Silva

Educomunicadora, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora das edições da FIL (Entre os anos de 2014 e 2020).

40tena Cultural

O projeto conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente pelas redes sociais da Fundação:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp),

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

SERVIÇO

40tena Cultural

Dia: 26/05 (terça-feira)

O que : Live “Família, Educação e Escola” com professor Mario Sergio Cortella

Onde: Transmissão pelo Instagram @fundacaolivrorp (Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto)

Horário: 18h

Obs. A participação é ao vivo e gratuita