20 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 9:06
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Feira recebe cerca de 183 mil visitantes
Cultura

Feira recebe cerca de 183 mil visitantes

A 19ª Feira Nacional do Li­vro de Ribeirão Preto terminou no domingo, 16 de junho, e contabiliza um público de cerca de 183 mil pessoas durante oito dias de evento e mais de 330 ati­vidades. Nesta edição, a Funda­ção do Livro e Leitura inovou na apresentação do seu tema cen­tral: “Entre uma história e outra, uma nova história – Um mundo melhor para todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Junto com seus parceiros na organização da festa literária, a entidade levantou uma bandei­ra de abrangência internacional. A proposição embasou todas as atividades e debates realizados.

O desafio da organização da feira, além de incentivar a parti­cipação da população em todas suas esferas, envolver estudantes e garantir o seu pilar fundamen­tal de formar novos leitores, foi também unir os 17 objetivos de desenvolvimento sustentá­vel às propostas e mensagens transmitidas por todas ativida­des incluídas na programação. “Primeiro fizemos as pessoas pensarem para que elas reflitam sobre as questões e as causas dos 17 ODS e, depois, possam criar transformações em si mesmas e nos outros”, destaca Dulce Ne­ves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Para a curadora da feira e vice-presidente da Fundação, Adriana Silva, essa edição foi muito importante e especial, porque consolidou um for­mato adotado em 2014, que é um modelo de gestão em rede. “Quem passeou pela feira pôde perceber que a sociedade ribei­rão-pretana, organizada em suas instituições, estava presente, fos­se através do ensino superior – com todas as instituições, com as entidades que trabalham com inclusão e atendimento a pesso­as com deficiências. Todas elas aderiram e participaram com agenda própria”.

A curadora garante que, a partir de agora, a equipe toda já está pronta pensando em 2020, com várias novidades para a próxima edição. Com mais de 330 atividades realizadas, a Feira do Livro foi visitada por mora­dores da cidade e região, turistas e leitores em busca do encontro com seus autores preferidos. Muita gente veio pelas atrações culturais, outros pelo conheci­mento adquirido, alguns pelo propósito do tema e até pela mensagem da diversidade.

Os projetos “Combinando Palavras” (terceira edição) e “Re­cortando Palavras” (primeira edição) reuniram nove mil estu­dantes da rede pública (estadual, municipal, Projeto Educandário, Etec José Martimiano da Silva) e de escolas particulares. Além disso, mais de 25 mil estudantes visitaram a feira e participaram de diversas atividades. A festa li­terária trouxe programação para todas as idades, gêneros, classes sociais, interesses e discursos.

Feita por muitas mãos
Para realizar a 19ª Feira Na­cional do Livro de Ribeirão Pre­to, a Fundação do Livro e Leitura manteve parcerias estratégicas, como com o Sesc, universida­des, empresas patrocinadoras, apoiadores e o poder público. A superintendente da instituição, Viviane Mendonça, destaca que, com quase 20 anos de história, a feira tem se mantido por conta desta ação integrada de seus par­ceiros. Segundo Dulce Neves, com essas parcerias estratégicas, foi possível atingir o objetivo da feira de atrair o público em todas as atividades propostas para dis­cussão dos 17 ODS.

Ela também enfatiza que o público pôde acompanhar as atividades artísticas e houve uma participação muito gran­de de toda a família. “Foi muito bom ver pais e avós trazendo seus filhos e netos. Isso é o que realmente queremos: fazer com que a criança e o jovem se in­teressem pelo livro, pela leitura e dessa forma compreendam que, é através da leitura e da li­teratura, que podemos fazer as transformações que o mundo precisa. Atingimos um público de 183 mil pessoas em oito dias de feira, tivemos encontros lite­rários maravilhosos e emoções presenciadas. Que venha 2020”, comemora a presidente.

Espaços abertos
Neste ano, 17 locais recebe­ram a população e abrigaram as atividades da programação completa. Além disso, cerca de 40 estandes de livrarias, edito­ras e instituições estiveram pre­sentes. Foram vendidos mais de doze mil títulos, totalizando aproximadamente R$ 500 mil.

Pré-Lançamento da 20ª edição
No encerramento, a organi­zação do evento anunciou a 20ª edição que terá o tema “20 anos depois e agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. Quanto aos autores home­nageados, o escritor principal será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin, a autora infantoju­venil será Semírames Paterno, o autor local, Carlos Roberto Fer­riani, a professora homenageada (local) Elaine Assolini e o patro­no Paulo Roberto Oliveira.

“O grande desafio da próxi­ma feira é que ela será transfor­mada em Feira Internacional de Literatura e lançará daqui para frente coligações com pelo me­nos um país por edição. É um grande passo na história desta festa literária”, completa a cura­dora, Adriana Silva. Neste ano, foram homenageados a Sué­cia, escritor Ignácio de Loyola Brandão, o autor de educação Boaventura de Sousa Santos, a autora infantojuvenil Heloisa Prieto, o autor local Gilberto Abreu, a professora homena­geada (local) Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Mais notícias